249 - ALEXI LALAS

De ascendência grega, ao jovem Panayotis Alexander Lalas, a certa altura da vida, por certo surgiu a ideia de escolher entre as suas grandes paixões: a música e o desporto. No entanto, em vez de agarrar-se a uma carreira ao estilo de Demis Roussos ou de perseguir os passos da selecção campeã europeia em 2004, o defesa acabou a caminhar em ambas as direcções. Bem, em abono da uma certa correcção, pouco do que aqui foi dito é verdade! Por um lado, o seu gosto musical levou-o para o rock. Também o referido em relação ao futebol é um disparate e muito antes da equipa nacional helénica atingir a glória em Portugal, já o jogador brilhava na modalidade, mas com as cores do país de acolhimento da família, ou seja, os Estados Unidos da América.
No “soccer”, desde muito cedo, mostrou ter capacidades bem acima dos demais companheiros de balneário. Em 1987 foi eleito o Melhor Jogador do Ano do liceu. Anos mais tarde, na Universidade, pois o desporto escolar nos Estados Unidos da América é encarado de forma um pouco diferente do que estamos habituados, tornou-se no maior sustento da sua equipa, os Rutgers Scarlet Knights. Já aos 22 anos, depois de representar a selecção norte-americana nos Jogos Olímpicos de 1992, apareceu-lhe a oportunidade de ingressar no Arsenal. Contudo, em Londres nunca conseguiu justificar a aposta nele feita e não passou do conjunto de reservas.
Apesar do revés vivido em Inglaterra, o sonho de jogar num emblema europeu acabou por tornar-se realidade. Ao transferir-se para o Padova na época de 1994/95, Alexi Lalas transformou-se no primeiro norte-americano a envergar uma camisola da Serie A italiana. O conjunto da região de Veneto, apesar de modesto, ainda assim, conseguiu a almejada manutenção e o defesa, considerado uma estrelas do Campeonato do Mundo realizado em 1994, manteve-se pelo “calcio” por mais uma  temporada.
Em 1996, Alexis Lalas regressou à Major Soccer League (MSL), onde, após passagens pelos New England Revolution, NY MetroStars e Kansas City Wizards, assinou pelos L.A. Galaxy. Na equipa Californiana venceu a edição de 2000 da "Champions" da CONCACAF. Sem mudar de emblema, depois de “penduradas as chuteiras” e a desempenhar as funções de "General Manager", continuou a brilhar e tornou-se num dos principais responsáveis pela contratação do astro britânico, David Beckham.
No que aos palcos diz respeito, Alexi Lalas conseguiu manter uma carreira paralela à caminhada no futebol e a sua banda, "Gypsies", chegou a lançar os álbuns "Woodland" e "Jet Lag". Depois dessa etapa colectiva, o antigo defesa prosseguiu a carreira a solo e já conta com 4 discos editados.

Sem comentários: