286 - MANUEL DA COSTA

Para que na lista de cromos publicados durante o mês de Setembro, no que diz respeito a estreias ou regressos ao Campeonato português, tudo termine empatado, falta um futebolista que nunca tivesse jogado como sénior em Portugal. O estranho é que esse jogador, ao invés do que pode parecer normal, não é um estrangeiro, mas sim um internacional português. Especificamente, no caso de nomes que nunca disputaram a 1ª divisão, Manuel da Costa não é caso único. Temos nos paradigmas de Pauleta ou de Boa Morte, exemplos de atletas que vestiram a “camisola das quinas”, sem terem passado pelo patamar máximo. Ainda assim, acho que este tipo de situações há-de sempre afigurar-se como um caso estranho.
Está bem que a história de Manuel da Costa até justifica a situação. Filho de um emigrante luso em França, por lá cresceu e se fez defesa. Esta época, depois de já ter vestido as divisas de Portugal em diversos escalões, chegou a vez do central fazer a primeira aparição na Liga portuguesa. O clube é o sempre forte Nacional da Madeira, que este ano, apesar de estar afastado das competições europeias, vai manter a ambição com que, nos últimos anos, tem brindado o público e, por certo, vai lutar por um lugar cimeiro na tabela classificativa.
A tarefa de Manuel da Costa também não vai ser fácil. Primeiro porque terá de fazer esquecer Neto, um jogador em franca ascensão e que partiu este ano para o “Calcio”. Depois, com certeza, porque vai querer convencer os responsáveis do Lokomotiv de Moscovo, emblema detentor do seu passe, que o regresso à Rússia terá de acontecer em breve.

285 - CARLITOS

Tinha apenas dados os primeiros passos como profissional e, imediatamente, viu-se catapultado para o estatuto de grande promessa do futebol português. No entanto, o que veio a seguir, com o extremo a falhar na sua passagem pelo Benfica, pareceu querer indicar que os responsáveis por tal avaliação tinham cometido um grande erro.
Já a sua partida para o campeonato suíço, principalmente aquando da passagem pelo plantel do FC Basel, mostrou um Carlitos muito mais maduro e próximo das projecções feitas anos antes. A verdade é que, mais uma vez, a carreira do extremo voltou a ter um reviravolta e a ida para os alemães do Hannover revelou no jogador novas fragilidades.
Problemas de adaptação ao futebol germânico ou outra razão qualquer? Fica a dúvida no ar. Concreto, é o regresso ao emblema que lançou o avançado nos palcos maiores do desporto luso, o Estoril Praia. Para os "Canarinhos" não poderia, dentro do universo em que o clube voga, haver tão boa oportunidade, com o extremo a tornar-se na melhor aquisição deste Verão. Para o jogador a realidade poderá não ser a mesma. Ainda assim, terá de encarar esta transferência, visto que já completou 30 anos, como a oportunidade que resta para mostrar a todos os intervenientes directos na modalidade, e também aos adeptos, que ainda tem muito para dar ao "jogo da bola" e que será um dos elementos mais importantes da colectividade sediada na Amoreira, na renhida luta pela manutenção.

284 - HALLICHE

Ao não ter poderio financeiro suficiente para evitar a venda de jogadores, ocorram elas em que altura ocorram, a Académica de Coimbra, repentinamente, viu sair Henrique do plantel. Contratado a “custo zero” ainda este Verão, a partida do central para os ingleses do Blackburn abriu a necessidade de, para a mesma posição do rectângulo de jogo, procurar outro atleta. A escolha recaiu sobre um “velho” conhecido do futebol português, o defesa Halliche.
A chegada do antigo elemento do Benfica, onde nunca chegou a vestir a camisola, e do Nacional da Madeira, veio, de forma satisfatória e com os "Estudantes", mais uma vez, sem pagar qualquer compensação monetária a outro emblema, colmatar a vaga aberta na equipa. O internacional argelino, com presenças em grandes certames internacionais, de que é exemplo o Mundial de 2010 disputado na África do Sul, é sobejamente experimentado. Não será surpresa que, após a fraca participação na “Premier League” ao serviço dos londrinos do Fulham, Halliche depressa venha a impor-se na "Briosa" como um dos titulares indiscutíveis. Capacidades, como já referimos, tem. Estímulos também não devem faltar, pois a Académica, após tantos anos fora das competições da UEFA, está este ano de volta aos palcos estrangeiros, mais precisamente à Liga Europa.

283 - SALVIO


Foi no Estádio da "Luz" que entrou, sem dúvida alguma, a contratação mais aplaudida deste Verão. Esta afirmação justifica-se por duas razões. Por um lado, tenho de recordar-vos que, desde da época 2010/11, quando representou o Benfica por empréstimo do Atlético de Madrid, o regresso de Salvio passou a assumir contornos de iminência. Porém, o principal motivo para tanto regozijo, prende-se com as exibições do extremo-direito que, com o começo da corrente temporada, têm tido excelentes avaliações.
Pelas razões acima expostas, também pelos dois golos marcados nas 3 primeiras jornadas e por conta de várias assistências, o regresso de Salvio à ala-direita do ataque benfiquista está a ser muito louvado. Nesse sentido, o número 18 das “Águias”, com os seus métodos simples, lógicas de quem vê o futebol de uma forma superior, continua a mostrar uma vontade inesgotável e a eleger a bola como a ferramenta preferida. Essa determinação já antes tinha conquistado o “colectivo de juízes” do 3º anel. E se na época transacta uma das queixas desses mesmos adeptos e associados foi a escassez de jogadores para a posição que o internacional argentino ocupa dentro do rectângulo, já esta temporada, com a chegada do pequeno “Toto” e de mais uns quantos que jogam nessa área do campo, então não haverá falta de opções para Jorge Jesus.
Apesar de ter sido a contratação mais cara de sempre da longa história do Benfica, com certeza que todos darão por bem empregue o investimento feito no atleta e Salvio, como pôde confirmar-se pelas suas declarações, já mostrou estar agradecido pelo esforço financeiro – “Nunca deixei de ser benfiquista. Sou desde a primeira etapa no clube e agora é como voltar a casa (...). Estou muito feliz e muito agradecido ao Benfica pelo esforço que fez. Tinha muita vontade de voltar e vou tratar de dar o meu melhor para agradecer a todos”*.

*retirado do artigo publicado em https://expresso.pt, a 01/08/2012

282 - ANTUNES

Quem também está de regresso ao Campeonato Nacional e ao emblema que o lançou no futebol da Primeira Liga, é o defesa-lateral esquerdo. Antunes, três vezes internacional pela selecção principal portuguesa, voltou a Portugal e ao Paços de Ferreira.
Ainda na aventura italiana, onde passou por vários empréstimos, inclusive ao Leixões, fez sempre parte dos quadros da AS Roma. No entanto, depois de não conseguir segurar um lugar no “Calcio”, nada como um retorno a casa para relançar uma carreira que, outrora, chegou a ser aferida como muito promissora. A razão para o fracasso talvez esteja ligada à asneira, tantas vezes vista, de dar o salto para o estrangeiro, cedo demais. Porém, apesar do desaire, algo pesa a favor do atleta, ou seja, a idade. Com 25 anos, feitos neste último Abril, Antunes tem tempo de sobra para mostrar que ainda possui as qualidades futebolísticas que fizeram dele um dos jovens mais cobiçados do cenário competitivo português. Pode até ser que a necessidade de um dos “grandes” leve o jogador a lutar por objectivos de outra monta. O Benfica tem mostrado para sua posição algumas debilidades e, talvez, haja um reacendimento da antiga, na altura muito veiculada, paixão pelo jogador.
Especulação à parte, com a sua força, resistência, sem esquecer o forte pontapé, Antunes é um belíssimo craque, daqueles a quem devemos agradecer por mostrarem as suas habilidades nos relvados portugueses.

281 - EDIMAR

Se não é estranho termos, até agora, falado de três reforços para o Sporting, que tal irmos ao segundo para o Rio Ave?!
É verdade! Quem também pareceu estar a querer montar, claro que a outro nível financeiro, um bom grupo de trabalho, foi o emblema sediado em Vila do Conde. Foi nesse sentido que o regresso de Edimar a Portugal – sim, ele já tinha tido uma discreta passagem pelo Sporting de Braga – foi assegurado. Emprestado pelos romenos do Cluj, o brasileiro veio reforçar o plantel a jogar em casa no Estádio dos Arcos. E que reforço tem sido! Se contavam com um jogador a cumprir apenas tarefas mais recuadas, foram bem enganados. O defesa já provou que gosta de subir no terreno de jogo pela lateral-esquerda; já mostrou ter velocidade para fazê-lo, pondo em sentido todos os adversários; principalmente, já deu a conhecer o gosto pelo golo!
Que o diga o Sporting, que à sua custa e numa dessas arrancadas em contra-ataque, averbou, logo à 2ª ronda do Campeonato deste ano, a primeira derrota caseira. A pergunta a levantar é: “Será que Edimar veio para Portugal para fazer mais do que esse golo em Alvalade?”. A resposta parece estar á vista e é um enorme “sim”!

280 - BOULAHROUZ

Se pensarmos que foi o Sporting um dos clubes que, neste defeso, mais contratou em Portugal, então, a surpresa já não é assim tão grande por constatarmos que em quatro cromos "colados" este mês, Boulharouz é o terceiro que veste agora a camisola das riscas verdes e brancas! Tirando esta gracinha, há outro facto no internacional holandês que é de destaque. É que, pela primeira vez, estou a comentar a aquisição de um jogador para o sector onde, no plantel leonino, até parece haver falta de gente!
Com o avançar no terreno de Carriço, que agora é "trinco"; com as constantes lesões do peruano Rodriguez, que acabaram na sua dispensa; com o próprio clube a tentar diminuir a folha salarial, o que levou à saída de Onyewu, restaram poucos centrais para fazer a nova temporada. Um pouco nesse sentido, a chegada de Boulahrouz veio colmatar a necessidade defensiva que, pelas razões enunciadas, passou a ser bem evidente. Claro está que o atleta neerlandês não veio apenas para fazer número. Todos os que seguem a modalidade reconhecem-no pelas suas qualidades como futebolista, as quais já levaram o jogador a representar alguns dos melhores emblemas europeus, como Chelsea, Sevilla ou VfB Stuttgart. Para já, de “Leão” ao peito, fez aquilo que era esperado, ou seja, conquistar, sem grande contestação, um lugar a titular no eixo central do sector sportinguista mais recuado.
Vejamos se as suas, não menos famosas, impetuosidades, não estragarão, a espaços, aquilo que dele estamos à espera!

279 - PRANJIC

Temos de concordar que Pranjic, talvez a par do colega Boulahrouz e tendo em conta o rol de nomes chegados às equipas lusas no início desta época, é o jogador com um dos melhores currículos futebolísticos. Para tal contribuem, e de que maneira, as mais de quatro dezenas de chamadas à selecção croata, as presença em certames como os Europeus de 2008 e de 2012, o facto de, nos últimos 3 anos, ter vestido a camisola do Bayern München e de, com o referido emblema bávaro, ter levantado o troféu correspondente à conquista da Bundesliga.
Muito para além disso, volta a levantar-se a questão referida aquando do “cromo” de Gelson Fernandes. É que Pranjic, com a pequena “nuance” de também poder actuar na lateral-esquerda da defesa, é médio e, sinceramente, não é aí que vejo a maior necessidade do Sporting em reforçar a equipa. Está bem! O facto de o croata ter características que não abundam no plantel “verde e branco”, o tal médio-interior, pode fazer dele uma boa arma para o caso de Sá Pinto ter a necessidade de fazer alterações no esquema táctico. A verdade é que o resultado mais visto, sem pôr em causa o valor do jogador, é a falta de oportunidades que tem tido no conjunto leonino. Apesar de tudo, há que não confundir as coisas e o atleta, ainda por cima a “custo zero”, não deixa de ser uma belíssima aquisição para os “Leões”.

278 - DEL VALLE

Quando falamos em boas contratações automaticamente pensamos no ditos “três grandes”. Todavia, este extremo sul-americano não veio para engrossar o plantel do Benfica, do FC Porto, nem do Sporting. Yonathan Del Valle veio para Portugal para assentar arraiais em Vila do Conde e vestir a camisola do Rio Ave, agora orientado por Nuno Espírito Santo.
O mais engraçado, pois talvez tenham sido poucos a dar conta, é que para o avançado esta não é a primeira vez em Portugal! Neste ano civil, na abertura do mercado de Inverno correspondente à temporada de 2011/12, Del Valle foi apresentado por outro emblema do Campeonato Nacional. É verdade, o internacional venezuelano esteve mesmo, em Janeiro, a um passo de representar o Paços de Ferreira. No entanto, por razão da UEFA ter considerado que o atleta já tinha, durante a época, envergado duas camisolas diferentes, Deportivo Táchira e Auxerre, a transferência não foi avante.
Desta feita, o negócio com o clube francês concretizou-se e Del Valle, também cedido a título de empréstimo, chegou para mostrar o seu valor. Para já, não tem sido sempre a primeira escolha para o “onze” titular. Contudo, tem constado na lista de convocados e, por certo, o período normal de adaptação vai terminar rapidamente e o avançado vai mostrar o porquê da aposta feita em si.

277 - GELSON FERNANDES

Quando começou a falar-se em reforços para o Sporting, com certeza que, quase ninguém, pensou que era no miolo do terreno que estes fariam mais falta. Porém, o que veio a revelar-se é que o primeiro nome sonante que, durante a pré-temporada, foi apresentado com a camisola "verde e branca", foi o de Gelson Fernandes. É verdade que é um jogador de craveira internacional, mas não é menos certo que para o lugar que preferencialmente ocupa no campo, a posição de médio-defensivo, os “Leões” já contam com o argentino Rinaudo, como com o jogador que para mim foi uma das boas revelações da época passada, o “antigo” defesa-central Daniel Carriço.
Para já, com a alteração táctica que Sá Pinto pensou para a nova temporada, com a introdução do dito “duplo pivot”, a contratação do internacional suíço de ascendência cabo-verdiana, faz mais sentido. Gelson Fernandes até tem sido escolhido, de forma regular, para ocupar, ao lado de Elias, a zona mais recuada do sector intermediário leonino. Veremos, daqui em diante, o que é que o primo do nosso Manuel Fernandes conseguirá acrescentar ao jogo dos “Leões”. Por enquanto, apesar de a equipa não estar a corresponder às expectativas tão bem quanto o esperado, o saldo é francamente positivo.

REFORÇOS 2012

Com o mercado de transferências, principalmente no que às aquisições diz respeito, muito menos concorrido que no ano transacto, os reforços, excepção feita ao Sporting, desta feita caíram a conta-gotas. Nem mesmo as movimentações do último dia trouxeram grandes novidades, com os emblemas portugueses mais preocupados com os depauperados cofres do que no fortalecimento do capital desportivo. Mesmo assim, no "Cromo sem caderneta", conseguimos descobrir alguns jogadores que, regressados ou estreantes, farão de Setembro o mês dos "Reforços"!!!