515 - LARANJEIRA

Nascido no mais "Alfacinha" dos bairros lisboetas, Alfama, foi em pequenas colectividades que Laranjeira deu os primeiros passos como jogador de futebol. Depois de Arroios, Leões da Bica e Real Clube da Boavista (não sei se por esta ordem ou se, ao menos, a lista está completa) chega a vez do Sporting. Nas escolas leoninas, a sua maneira assertiva de jogar, tornam-no, desde muito cedo, num dos destaques das equipas por onde passa. Por razão desse mesmo sucesso, começa também a frequentar os escalões de formação da selecção nacional.
A sua estreia no principal plantel "Verde e Branco", dá-se já na temporada de 1970/71. De início, não joga muito. Mas, num grupo onde nomes como os de Alexandre Baptista ou José Carlos eram incontestáveis, um jovem nunca poderia contar com muitas oportunidades. Como em tudo, a ordem natural das coisas haveria de mostrar o caminho da sucessão no "Reino do Leão". Retiram-se os mais velhos e Laranjeira, logo no seu segundo ano de sénior, conquistaria o seu lugar no centro da defesa sportinguista.
Simples na sua maneira de abordar os lances; vigoroso, mas sempre leal; e com uma capacidade excepcional para as bolas altas, Laranjeira mostrava-se portentoso no derradeiro sector leonino. Com tais qualidades, inatas que eram, o seu nome, rapidamente, passa a ser um dos indiscutíveis no escalonamento do "onze" inicial. Tal estatuto, que se manteria nas épocas vindouras, abrir-lhe-ia as portas da principal selecção portuguesa. Começa na Mini Copa de 1972, frente ao Equador. Contudo, e apesar deste início prometedor, a sua vida com a "camisola das Quinas" acabaria por não ter a constância que se esperaria após esta estreia. A explicação para tal poder-se-á encontrar naquilo que foi um dos tormentos da sua carreira, as lesões. O pior desses episódios aconteceria no decorrer da temporada de 1973/74. Por essa altura, e na sequência de uma grave lesão num dos joelhos, houve quem vaticinasse o fim da sua vida profissional. No entanto, uma intervenção cirúrgica efectuada em Londres, e durante a qual a sua rótula seria substituída por uma artificial, devolvê-lo-ia à prática do futebol.
Após dois anos afastado dos relvados, Laranjeira regressa. A vontade de ajudar aquele que sempre foi o clube do seu coração, mostra um atleta que nem parecia ter passado por um terrível calvário. Aparentemente indiferente ao que se tinha passado, o defesa volta a conquistar o seu lugar no centro da defesa. Mantem-se como um dos indiscutíveis do clube e acaba mesmo por chegar a capitão de equipa.
Depois de mais de uma década ao serviço do Sporting, e sem que alguém adivinhasse tal desfecho, Laranjeira abandona Alvalade. A separação resultaria da falta de acordo na renovação do seu contrato... o seu destino, em mais uma daquelas contenciosas "trocas" entre os eternos rivais lisboetas, acabaria por ser o Benfica. Nas "Águias" passa as 3 temporadas seguintes. Apesar de regularmente utilizado, acaba por não conseguir impor-se da mesma maneira que no Sporting. Ainda assim, os anos de "encarnado" são proveitosos para o jogador. 1 Campeonato, 2 Taças de Portugal e 1 Supertaça, a juntar ao Campeonato e às 3 Taças de Portugal vencidas de "Verde e Branco", haveriam de enriquecer o currículo de Laranjeira.
Na 1ª Divisão, ainda faria uma derradeira temporada (1982/83) ao serviço do Amora. Já o fim da sua carreira, tenha acontecido no emblema da margem Sul do Tejo ou, como também vi relatado, na "North American Soccer League", não consegui apurar. Deixo aos nossos leitores o seguinte desafio: "Onde é que Laranjeira pendurou as chuteiras?".

2 comentários:

João Brites disse...

Sei que em Portugal a sua última temporada foi no Amora, mas depois ainda foi para os EUA e ainda lá jogou e acho mesmo que ficou por lá.

Existe um site da NASL, como que uma versão do que é agora a MSL, onde está o registo de vários jogadores portugueses, com o Eusébio, Alhinho, Manaca, etc... e o Laranjeira não consta.

cromosemcaderneta@gmail.com disse...

Também consultei alguns "sites" com informação idêntica, mas também não consegui encontrar nada sobre o Laranjeira. Como, anteriormente, já tinha lido que aí tinha acabado a carreira, acabei por ficar com algumas dúvidas sobre a veracidade de tal informação.