42 - MANICHE

Não digo que a sua chegada a Alvalade seja mera coincidência, mas a verdade é que a amizade entre o novo Director Desportivo dos “Leões” e Maniche é bem conhecida de todos! No entanto, e se a relação entre Costinha e o médio é publica, também a raça do internacional português é reconhecida como valiosa. Ora, isso faz do reforço “verde e branco”, apesar dos seus 32 anos, numa das mais válidas contratações do Sporting.
Maniche, formado pelo Benfica, começou a carreira de sénior, alternado entre a "casa-mãe" e o "satélite" Alverca. Apesar das suas qualidades não enganarem ninguém, o médio, sob a acusação de supostas falhas comportamentais, acabou na lista dos proscritos. Constou que o problema não terá sido tanto de a falta de disciplina; constou que o problema terá sido a opção errada na hora de escolher o seu empresário!
No ostracismo a que o Benfica o sentenciou, viu José Mourinho a oportunidade de contratar um jogador que, no meio campo do FC Porto, veio a afirmar-se como uma das pedras basilares nas conquistas da Taça UEFA de 2003 e da "Champions" do ano seguinte. Depois, e com mais títulos à mistura, seguiram-se o Dínamo de Moscovo, o Chelsea, o Inter de Milão, o Atlético de Madrid e o Köln…
Então, o que leva um atleta, que já ganhou tudo e que representou os melhores clubes da Europa, decidir-se por um emblema em tão sinuoso caminho? Alguns poderão dizer que ao jogador não terão chegado outras propostas! Segundo o próprio, não foi uma questão de falta de opções, mas de coração! Nisso, e sem pôr em causa a sua devoção, não deixa de ser engraçado ouvir um futebolista que herdou a alcunha do dinamarquês Michael Manniche, uma lenda para os lados da “Luz”, a dizer-se do Sporting desde pequenino!

Sem comentários: