89 - ÁGUAS

Águas ou Carlos Manuel Marta Gonçalves? Comecemos pelo primeiro! Deste Águas, jogador que acabou a formação e conseguiu estrear nos seniores da Académica de Coimbra, não pode dizer-se que tenha sido um dos maiores nomes do futebol nacional. No entanto, a importância que teve nas equipas por onde passou terá sido suficiente, pois deu-lhe o direito de figurar em diversos planteis primodivisionários.
Podia, para aparecer nesta nova entrada, ter escolhido cromos de quando Águas jogava na União de Leiria ou no Marítimo. Preferi este, pois refere-se à sua passagem pelo Académico de Viseu, onde viveu um dos mais recordados episódios da sua carreira. Estávamos a 18 de Janeiro de 1981. O jogo disputava-se no Estádio José de Alvalade. No Sporting figuravam jogadores como Manuel Fernandes, Inácio, Eurico, Jordão, entre muitos outros. Tudo estava alinhado para uma vitória, mais ou menos fácil, da equipa da casa. No entanto, o Sporting atravessava uma época desinspirada e um remate certeiro do médio direito, estragou a noite aos "Leões". Acabado o jogo, segundo contam as crónicas, foi ver o Presidente do emblema beirão, com o treinador Idalino de Almeida, às costas!
Do jogador em questão, e é para isso que aqui estamos, que mais posso contar? Ouvi dizer que a sua habilidade em fazer arrancadas com a bola bem juntinho aos pés, costumava dar muito "jeito" no ataque às áreas adversárias. Ouvi contar que muitas dessas investidas, acabavam com o jogador estatelado no chão que, desse modo, era especialista em arranjar uns valiosos penaltis!
Mas se a sua vida como jogador não terá tido muito mais a salientar, já a sua incursão pela política, tem tido algum relevo. Recordemos, então, a carreira de Carlos Manuel Marta Gonçalves! Corrijam-me se estiver errado: de 1991 a 2001 foi Deputado na Assembleia da República; de 1989 a 2001, foi Vereador da Câmara Municipal de Tondela; por fim, desde 2001, e novamente eleito nas últimas Eleições Autárquicas, tem desempenhado as funções de Presidente da Câmara Municipal de Tondela.

3 comentários:

A MAGIA DO FUTEBOL disse...

Nos tempos em que jogou no Académico de Viseu, poucas foram as grandes penalidades marcadas a favor do melhor clube do mundo. Mas como nunca o vi jogar dou de barato isso de cavar os penalties.

Sim, foi ele o autor desse épico golo em Alvalade. Foi um jogo disputado a uma terça feira. 18 de janeiro foi domingo.

De todos os jornais consultados ainda não vi essa imagem do presidente a carregar aos ombros o Mister Idalino. Mas ainda não perdi a esperança.

Continuação de um bom trabalho.

cromosemcaderneta@gmail.com disse...

Tenho que confessar uma coisa... era novo demais para me lembrar do episódio de Alvalade!!! E para ser correcto, apesar de ter colado muitos cromos dele e de a probabilidade de o ter visto jogar ser grande, só prestei atenção ao futebolista após um artigo que li, já há uns bons anos, sobre o autarca!!! Por isso, aquilo que se pode ler na pequena biografia que acompanha o cromo, foi feita com base naquilo que fui ouvindo e lendo!!!

Bruno Vitoria disse...

Parece que temos o nosso "cromo" Aguas como candidato para a Presidência da Federação Portuguesa de Futebol!!!!!