149 - BENFICA 2010/11

Quando no início da temporada ouvimos, tanto por parte do Presidente Luís Filipe Vieira como do treinador Jorge Jesus, a certeza de tantas conquistas, o mínimo esperado seria um Benfica que conseguisse alcançar, pelo menos, os mesmos troféus que, na temporada transacta, tinha trazido para o museu da "Luz". O pior é que nada foi como o prometido!
Começou logo pela Supertaça, onde as "Águias", num ritmo desadequado a quem almeja vitórias, viram-se batidas por um "Dragão" que ainda só andava a meio gás. De seguida vieram as quatro primeiras jornadas que, com três derrotas e 9 pontos perdidos, praticamente entregaram a vitória na Liga a outros emblemas! No entanto, depois de um começo desconcertante e mesmo sem conseguir exibições tão arrebatadoras quanto as do ano anterior, o Benfica até entrou no bom caminho.
É certo que a Liga dos Campeões acabou por não correr de feição e mesmo a continuidade nas provas europeias, com a repescagem para a Liga Europa, só aconteceu nos últimos instantes e com a ajuda de terceiros. Porém, internamente começaram a surgir bons resultados e uma longa série de triunfos começou a devolver alguma esperança aos adeptos. Pensava-se, por essa altura, que alguns deslizes do FC Porto ainda levassem as “Águias” à revalidação da vitória no Campeonato. Contudo, o avançar da prova habituou os benfiquistas à ideia de que tal não iria acontecer. Resignados, começaram a depositar a sua crença nas outras provas nacionais. O 0-2 da 1ª mão das meias-finais, alcançado no Estádio do Dragão, chegou a pôr o Benfica com um pé na final da Taça de Portugal. O pior é que, aquilo que parecia uma prova da mudança de rumo, acabou por ser o canto do cisne dos “Encarnados”!
A partir desse 2 de Fevereiro, a forma dos jogadores começou progressivamente a aproximar-se daquilo que tinham mostrado no princípio da época. As vitórias internas, que ainda continuaram por algum tempo, e a progressão na Liga Europa, ajudaram a disfarçar uma evidente deterioração do nível exibicional da equipa. Tal como um castelo de cartas, tudo começou a desmoronar-se. Ainda não refeitos de terem cedido o título de campeões nacionais em pleno Estádio "da Luz", o Benfica, novamente em casa, viria o seu intuito de chegar ao Jamor desfeito, depois de consentir, com uma derrota por 1-3, a reviravolta na eliminatória da Taça de Portugal.
A juntar a tudo isso, só faltava falharem o derradeiro objectivo de atingir a final da Liga Europa, em Dublin. Claro que não foi preciso esperar muito e o afastamento deu-se frente ao Sporting de Braga, na “Cidade dos Arcebispos”, mais uma vez nas meias-finais e depois de levarem vantagem na primeira mão! O Benfica acabaria a temporada com apenas a conquista da Taça da Liga que, numa tentativa disparatada em abafar toda a desilusão, exaltaram como a conquista do "tri", naquela competição.
No entanto, a verdade é que para muitos, contando 106 dos nossos leitores, este até deve ter sido um ano bem proveitoso para a equipa lisboeta! Contrariando aquilo que os 4 títulos do FC Porto poderiam fazer prever, o Benfica, na sequência da eleição dos nossos Cromos d'Ouro, acabou considerado como a melhor equipa de toda a temporada em Portugal!
Que mais, em jeito de conclusão, podemos dizer?! O Benfica ganhou... assim ditou o povo!

Sem comentários: