199 - SALGUEIROS

Foi no rescaldo de um Porto-Benfica que um grupo de jovens amigos, entusiasmados pelo encontro que, nesse dia, tinham assistido no Campo da Rainha, decidiram formar um clube de futebol. Rapidamente foram resolvidas as primeiras questões, como a denominação ou o desenho dos equipamentos. Ficou Salgueiros, em homenagem a uma fábrica existente em Paranhos. Já para a cor das vestimentas, em referência aos rivais dos “Azuis e Brancos”, foram escolhidos o vermelho e branco.
Ainda assim, tudo o que ficou decidido na noite de 8 de Dezembro de 1911, debaixo do candeeiro 1047, entre a Rua da Constituição e a Particular Salgueiros, não era suficiente para pôr o projecto a andar. Faltava o dinheiro! A solução encontrada, em razão da proximidade com a quadra natalícia, passou por formar um grupo de Janeiras, o qual percorreu as casas da freguesia portuense. A iniciativa até teve algum sucesso e com a maquia angariada, o recém-formado Sport Grupo e Salgueiros pôde comprar algo de essencial para a prática da modalidade que os apaixonava, a bola de futebol.
Tal como o clube, a designação do mesmo foi tendo a sua natural evolução. Assim, a primeira mudança, por quererem mostrar a paixão que nutriam pela terra natal, ocorreu no ano de 1917. Os associados decidiram que na identificação da agremiação devia também figurar o nome da cidade. A resolução levaria a colectividade, a partir daquele momento, a chamar-se Sport Porto e Salgueiros. Passados 3 anos, surgiu uma segunda transformação. Contudo, seria sinónimo de muito mais que uma mera alteração de imagem. Por essa altura, os salgueiristas tinham em mãos uma grande crise financeira e a resposta para os resgatar da anunciada falência acabou por ser a junção com o Sport Comércio.
Da dita união nasceu o emblemático Sport Comércio e Salgueiros, o qual, na época de 1943/44, fez a estreia no Campeonato da 1ª Divisão. Logo na primeira temporada atingiu um espantoso 6º lugar, mas a sua melhor prestação conseguiu-a já na última década do seculo XX, quando, no final da campanha 1990/91, a 5ª posição na tabela classificativa colocou o emblema nas competições europeias.
A disputar a Taça UEFA do ano seguinte, o sorteio ditou como adversário os franceses do Cannes. Apesar de não ser um nome muito sonante, no plantel gaulês figuravam nomes como Zinedine Zidane, Luís Fernandez ou Alen Boksic. Os jogadores do Salgueiros bateram-se orgulhosamente. Todavia, apesar do brio empregue na disputa da ronda, o conjunto português acabou por ser afastado. Depois de, na 1ª mão, o grupo luso conseguir uma vitória caseira por 1-0, a partida em França ditou igual resultado, mas a favor do conjunto sediado na Riviera. Já o desempate por penaltis selou a eliminação dos portuenses.
Novas dificuldades financeiras fizeram com que o Salgueiros, dessa feita com reflexos bem mais sérios, desaparecesse de forma abrupta dos “palcos” do futebol nacional. Depois de extinto o plantel profissional e de alienado quase todo o património, a “Alma Salgueirista” acabou por renascer em 2008, num novo projecto. Hoje em dia, enquanto o Sport Comércio Salgueiros luta com toda a força para evitar o desaparecimento, um “recuperado” Sport Grupo e Salgueiros, ao qual acrescentaram a terminação 08, alimenta, nas divisões distritais da Associação de Futebol do Porto, a esperança dos adeptos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Correcção: Na edição da Taça Uefa de 1991/1992, o Salgueiros venceu por 1-0 o Cannes, com golo de Jorge Plácido, na 1ª mão da eliminatória. O jogo decorreu no Estádio do Bessa, pois Vidal Pinheiro não tinha as condições necessárias para receber jogos da Uefa. No jogo da 2ª mão, em Cannes, o jogo ficou 1-0 para o Cannes, tendo o Cannes vencido o Salgueiros por 4-2 no desempate por grandes penalidades. Cumprimentos,
Diogo

cromosemcaderneta@gmail.com disse...

Estava mesmo convencido que a 1ª Mão tinha sido em França, mas fui confirmar os dados que nos deixou e tem toda a razão. Muito obrigado pela informação... e a correcção está feita, com a respectiva indicação de quem nos a deu!!! O nosso agradecimento pela sua participação.

Abraço