426 - FERNANDO PORTO

Já aqui, neste “blog”, falamos de um tempo em que se vulgarizou a contratação, por parte dos emblemas nacionais, de atletas vindos das Ligas espanholas (ver "Armada Espanhola"). Fernando Porto foi um dos que, por essa altura, chegou a Portugal. Veio para jogar no Farense, mas, como é óbvio, para trás já tinha uma carreira firmada no país vizinho. À cerca dessa primeira parte da sua vida profissional, tenho que me referir a ela como peculiar. Não quero que entendam isto como algo pejorativo, mas ao analisarmos esse seus anos, há uma coisa que salta logo à vista. Ora vejamos! No Celta de Vigo haveria de se formar, para depois ser promovido à equipa "B". Apesar de ter sido chamado à equipa principal, o defesa haveria de passar maior parte do seu tempo com o segundo plantel dos "galegos". No entanto, no final dessa temporada de 1993/94, até porque, em abono da verdade se diga, o jovem jogador tinha talento, o Barcelona decidiu apostar nele. Contudo, mais uma vez, o seu destino não foi o esperado e Fernando Porto haveria de ir parar à equipa "B". Apesar de titular, a oportunidade de vestir a camisola na categoria principal nunca apareceu. Conclusão: nova transferência, desta feita para o Numancia. Esta mudança veio vincar aquilo que já aqui foi dito: Fernando Porto era um jogador com qualidades inegáveis. Esse facto, mais uma vez, levou com que outro clube de monta acreditasse no seu potencial. Desta feita no Maiorca, a sua sorte não mudaria. Como já adivinharam, o destino do central foi o mesmo de sempre: EQUIPA "B"!!!
Foi já depois de representar o Legañes que Fernando Porto chegou ao Algarve. Nesse Verão de 2000, o Farense acabava de contratar um defesa forte fisicamente, disciplinado ao nível táctico e que tinha no jogo aéreo a sua maior arma. Talvez a sua falta de experiência nas Primeiras Divisões, ele que a esse nível se estreava, tivesse contribuído para o facto da sua adaptação não ter corrido da melhor maneira. Já a sua segunda temporada por cá, trouxe um atleta mais confiante e capaz de ajudar melhor os seus companheiros. O pior é que, no plano desportivo, o Farense começava a mostrar as debilidades resultantes da grave crise financeira, em que estava mergulhado. Os "Leões de Faro" haveriam de ser despromovidos e Fernando Porto optaria por se mudar para o União da Madeira.
A partir dessa altura a sua carreira perdeu o fulgor que prometeu no início da mesma, vogando apenas pelos escalões secundários dos dois países ibéricos.

Sem comentários: