471 - FIGUEIREDO

Umas semanas após a derrota do Benfica na final da Taça dos Campeões Europeus de 1962/63 - dois golos de Altafini (Milan) -, logo o Sporting, ainda por cima em pleno "Estádio da Luz", forçaria o Benfica a sair da Taça de Portugal. O principal responsável pela eliminação das "Águias", seria um atleta leonino, de seu nome Figueiredo. Dois golos do dito atacante, valeriam, para além da posterior vitória no troféu, um lugar no derradeiro jogo da competição. Mas claro, a "oportunidade faz o ladrão", e que melhor momento haveria para rebaptizar o autor desses dois tentos?! Nenhum!!! Então, a partir desse momento, Ernesto Figueiredo ficou conhecido como o "Altafini de Cernache" (terra onde cresceu)!!!
Ora, por altura desta história, já o avançado, depois das passagens pelo Matrena, União de Tomar e Cernache, cumpria no plantel do Sporting a sua 3ª temporada. Desde essa sua época de estreia, 1960/61, que Figueiredo, pela combatividade apresentada dentro de campo, força, sentido de baliza e, como é lógico, pelos golos que marcava, era uma peça fulcral no escalonamento do "onze" inicial. Por essa razão, acabaria por ser umas das figuras centrais na conquista, tal como da já referida Taça de Portugal, do Campeonato Nacional de 1961/62. Contudo, seria na época 1963/64 que Figueiredo gravaria o seu nome a ouro, naquela que é a página mais importante da história do Sporting. Começou frente ao Atalanta, sendo dele o primeiro tento na vitoriosa campanha da Taça dos Vencedores das Taças desse ano; já na Final, meteria mais duas bolas nas redes do MTK de Budapeste, o que adiaria a decisão para a derradeira Finalíssima.
Mas tendo os golos como a sua maior alegria, ele que até tinha começado a carreira a guarda-redes, houve um que o trouxe bem “aziado”. Numa das partidas para o Campeonato de 1965/66, contra o Lusitano de Évora, um dos seus golos ser-lhe-ia retirado. Golo anulado?!!! Não!!! Apenas considerado como "na própria baliza" - "Os jornais desportivos escreveram que foi autogolo do guarda-redes Vital, mas como, se eu rematei à baliza?!". Claro que este momento poderia não ter tido peso algum. No entanto, terminada a temporada, no topo da lista dos goleadores, tal episódio, acabaria por colocar Eusébio e Figueiredo, par a par. Ora, como o benfiquista tinha menos partidas jogadas, acabaria por ser ele, em detrimento do avançado do Sporting, o vencedor do prémio para o "Melhor Marcador"!
Figueiredo penduraria as chuteiras em 1969/70, ao serviço do Vitória de Setúbal. Já após o fim da sua carreira de profissional, aquele que foi um dos "Magriços" no Mundial de 1966, decidiu deixar o futebol para dar lugar às memórias. Depois, foi passar a vê-lo pelas ruas de Lisboa... mas agora nas funções de taxista!!!

Sem comentários: