486 - SOUNESS

Ainda adolescente, sairia da Escócia para ingressar nas escolas do Tottenham. Em Londres, nas camadas jovens dos "Spurs", o médio rapidamente se destacou, mas como não lhe davam oportunidade para jogar na equipa principal, um dia, tinha ele apenas 17 anos, decide ir falar pessoalmente com o "Manager". Na conversa com Bill Nicholson, Souness tenta convencê-lo do seu valor. O treinador não concorda e começa aqui um divórcio que, primeiramente, o leva a um empréstimo na liga norte-americana. Tal foi o seu desempenho nos meses que passou ao serviço do Montreal Olympique, tendo, inclusive, sido chamado ao "All-Star Game", que no seu regresso a Inglaterra, o Middlesbrough acabaria por o contratar.
5 anos e meio a vestir a camisola do "The Boro" foram suficientes para revelar um dos médios mais completos que o futebol já viu. Destemido, duro e resistente, mas, ao mesmo tempo, capaz dos mais subtis e delicados lances de futebol, Souness mostrava evoluir a cada passo que dava dentro de campo. O pior é que, paralelamente à sua genialidade, o centrocampista também era tido como um bom praticante nas actividades boémias. Temendo pelo seu futuro o seu treinador, o mítico Jack Charlton, avisou-o que, caso não mudasse de postura, o seu futuro como futebolista estaria em risco. Ora, "como pau que nasce torto, tarde ou nunca se endireita", o atleta, uns anos mais tarde, acabaria por fazer uma, também ela muito badalada - "Estou saturado, desencantado com o jogo. Apetecem-me umas boas férias, longe daquilo tudo". Bem dito, bem feito... e com isso acabaria suspenso pelo seu clube.
Indiferentes a tudo isto pareciam estar os responsáveis do Liverpool que, acabado o tal castigo, reuniram-se com as partes interessadas e acertaram a transferência do jogador. 350000£, recorde, à altura, para o futebol britânico, foi a maquia gasta pelos "The Reds" para assegurar o concurso do médio, já a temporada 1977/78 ia a meio. Contente ficou o atleta, por se mudar para a equipa que, ainda uns meses antes, se sagrara campeã europeia... contente ficou o clube, pois, sem o saber ainda, estava a assegurar mais 3 desses troféus para o seu palmarés!
O que veio nos anos futuros, a esse da sua chegada, pode resumir-se a uma palavra só: excepcional!!! 5 Ligas Inglesas, 4 Taças da Liga, 3 Charity Shield e, como já o referi, 3 Taças dos Campeões, são os números do sucesso que resultou da união entre o internacional escocês e o Liverpool. Com tudo isto, Souness acabaria, como o prova a nomeação para as "110 lendas do futebol inglês", por garantir o caminho para a imortalidade. É certo que teve a sorte de fazer parte de uma equipa brilhante, onde pontuavam nomes como os de Kenny Dalglish, Bruce Grobbelaar, Ian Rush, Terry McDermott e tantos outros. Contudo, também não é menos certo dizer-se que, muito do que foram estes atletas se deve à genialidade do "10" escocês.
Depois de uma série de anos por Inglaterra e, também, após uma passagem pela Sampdoria, Souness, curiosamente, assina por um clube do seu país natal. Claro, que o engraçado disto tudo não está no facto de Souness voltar à Escócia, mas no acordo selado por si. É que o médio não seria contratado apenas como jogador do Rangers, mas como o seu treinador-jogador... função que desempenhou durante quase 5 anos!!!!
Já depois desta primeira experiência como técnico, onde acabaria por ganhar 3 Ligas, Souness prosseguiu a sua vida no "banco". Esta levá-lo-ia, ainda que longe das conquistas que alcançou como jogador, a granjear alguns êxitos. Com carreira feita, quase na sua totalidade por Inglaterra, as suas incursões pelo estrangeiro levá-lo-iam, também, até à Turquia. Foi já na sua segunda aventura como emigrante que a meio da temporada de 1997/98, chega ao Benfica. Tal como chegou, abalou... sem nada e apenas deixando um conselho sobre o Presidente Vale e Azevedo - "Este homem não é de confiança"!!!

Sem comentários: