498 - PRANDELLI

Tendo feito a sua estreia ao serviço da Cremonese, foi nas divisões secundárias do "Calcio" que Prandelli jogou os primeiros anos como sénior. 4 temporadas com o emblema da cidade de Cremona, bastariam para que da "Serie A" reparassem num jovem médio defensivo que, sem mostrar muita exuberância, conseguia ser determinado, bravo e, sendo esta a sua melhor arma dentro de campo, inteligente.
O Atalanta acabaria por ser o tal emblema que, preparava-se a temporada de 1978/79, o apresentaria ao escalão máximo do futebol italiano. Nos de Bergamo, as suas exibições, logo ao fim de um ano, mostraram que as qualidades que o atleta possuía não o deixariam ficar num emblema que, sendo um dos históricos daquele país, não ambicionava a tanto quanto outros. Por essa razão, Prandelli não demorou a dar novo passo na sua carreira. Essa nova mudança levá-lo-ia, desta feita, a Turim. Na Juventus, ao contrário daquilo que, por certo, seria o seu objectivo inicial, nunca conseguiria ser um dos titulares indiscutíveis. Marco Tardelli, antigo internacional transalpino, terá sido um dos principais responsáveis pelo seu afastamento do "onze inicial". No entanto, Prandelli sempre foi conhecido como um jogador modesto e que, muito para além de qualquer vedetismo, gostava de ajudar as equipas por onde passava. Essa sua postura, fê-lo vestir a camisola da "Vecchia Signora" durante 6 temporadas. Ora, essa meia dúzia de anos foi permitindo a Prandelli colorir o seu currículo com imensos títulos. 3 "Scudetto" (80/81; 81/82; 83/84), 1 Taça de Itália (82/83), 1 Taça dos Vencedores das Taças (83/84) são alguns dos valores dessa lista sua lista de troféus. Faltam ainda referir duas conquistas. A primeira é a vitória na Taça dos Vencedores das Taças de 1983/84, frente ao FC Porto. A outra é a Taça dos Campeões Europeus de 1984/85, cuja final, onde jogou os derradeiros minutos, seria marcada pelo triste episódio que ficou conhecido como a "Tragédia do Heysel Park".
Já depois de ter jogado os últimos anos no Atalanta, onde o fim da sua carreira ficaria marcado pelas sucessivas lesões ao nível dos joelhos, Prandelli enveredou pela vida de técnico. Com uma primeira década discreta, ainda assim de bom nível, seria a sua chegada à Fiorentina (2005/06) que o elevaria à classe de treinador de topo. Durante o tempo que aí passou, mesmo tendo visto a sua equipa envolvida no "Calciopoli", conseguiria pôr os de Florença a lutar pelos lugares cimeiros da tabela classificativa. Todo esse seu trabalho, teria como reconhecimento máximo a entrega do prémio de "Treinador do Ano da Serie A", em 2008.
Foi como conhecedor profundo do futebol italiano, que Prandelli assumiu o leme da "Squadra Azzurra". Em 2010, quando a nomeação teve lugar, a Itália vinha da ressaca do Mundial da África do Sul, onde não tinha ido além da fase de grupos. A responsabilidade do novo seleccionador era a de recuperar uma equipa que, ainda quatro anos antes, tinha sido campeã do mundo. O primeiro teste não correria mal de todo, com os italianos a chegar à final do Euro 2012. Já no que diz respeito a este último Mundial, a história foi bem diferente. A Itália, com a eliminação na primeira fase, quedar-se-ia como uma das desilusões do torneio. Prandelli, como tantos outros treinadores que passaram pelo Brasil, acabariam por ver o seu futuro marcado pelo desemprego!!!

Sem comentários: