582 - PEREIRINHA

Com a polivalência como principal arma, Pereirinha foi trilhando o seu caminho entre as selecções jovens portuguesas e os escalões de formação do Benfica. Tanto no meio-campo, como nas laterais da defesa, o jovem jogador lá ia mostrando que as suas habilidades eram feitas de verdadeiro talento. Essa mesma mestria seria reconhecida por John Mortimore, que, para o começo da temporada de 1977/78, o chamaria para os trabalhos do plantel principal.
Depois da estreia oficial frente aos dinamarqueses do B1903 Kobenhavn, partida a contar para a Taça dos Campeões Europeus, e apesar de, a espaços, ir dando o seu cunho aos jogos dos "Encarnados", Pereirinha, tapado por uma série de enormes talentos, acabaria por nunca conseguir afirmar-se como um dos principais trunfos benfiquistas.
Nesta senda, e já após inscrever o seu nome como um dos que, para época de 1979/80, ajudariam a conquistar a Taça de Portugal, Pereirinha deixa o Estádio da Luz. Com o objectivo de, regularmente, poder jogar, o atleta atravessa o Rio Tejo, em direcção à Margem Sul e ao Amora Futebol Clube. Tendo por companhia, e estrela maior do grupo, Vítor Baptista, o defesa/médio consegue ganhar um lugar no "onze inicial".
O bom trabalho realizado na Medideira, acabaria por devolvê-lo a um dos "grandes" do futebol nacional, neste caso o Belenenses. Contudo, os do Restelo, por essa altura (1982/83), atravessavam uma fase conturbada da sua vida. O clube, pela primeira vez na sua história, estava relegado à 2ª divisão. Ainda assim, as prestações de Pereirinha acabariam por ser bastante positivas, e obreiras do regresso do Belenenses ao escalão maior do nosso futebol.
Após uma temporada de bom nível ao serviço do Belenenses, e sem se entender bem o porquê, Pereirinha larga a Primeira Divisão para, com as cores do Farense, voltar aos escalões secundários. Mas aquilo que, nesse Verão de 1985, poderia parecer um retrocesso, acabaria por se tornar na maior etapa da sua carreira profissional.
Ora, 7 anos a representar os "Leões de Faro", fariam do jogador  um dos históricos dos algarvios. Já depois desse longo périplo, e de mais um derradeiro ano ao serviço do União de Montemor, Pereirinha deixa os relvados. Continuou ligado ao futebol, transmitindo as suas experiências aos aprendizes do Belenenses. No entanto, e apesar desse bonito legado, há uma outro que o deve deixar ainda mais orgulhoso. Esse dá pelo nome de Bruno Pereirinha, é o seu filho e passou a época de 2014/15, como jogador da Lazio de Roma.

Sem comentários: