635 - TIÃO

Depois de no Brasil ter feito carreira em emblemas como o Campo Grande ou Guarani, Tião, de seu verdadeiro nome Sebastião Soares Thomé, decide aventurar-se pela Europa. Com o campeonato de 1977/78 já a decorrer, o extremo esquerdo brasileiro, que também sabia posicionar-se no centro do terreno, chega ao Portimonense. Atleta pujante, cujo forte remate constituía uma das suas principais armas, rapidamente arranjaria maneira de se adaptar ao futebol português.
Conseguindo a titularidade quase com a sua chegada, Tião haveria de se tornar num dos grandes símbolos do clube. A despromoção, que aconteceria logo na época da sua chegada, não o desmoralizaria. Continuaria ao serviço do Portimonense e, durante as 6 temporadas em que envergaria o “alvi-negro”, acabaria por inscrever o seu nome na história do clube.
Para além da conquista do Campeonato Nacional da 2ª divisão, a qual permitiria o seu regresso ao escalão principal, houve outros momentos que, recorrentemente, vemos recordados. Os livres directos que marcava, para sempre deixarão sorrisos na cara daqueles que os testemunharam. Já os golos conseguidos frente aos “grandes”, com especial apetência para o Sporting, acabariam por ser uma das melhores memórias deixadas em Portimão.
Sendo o Portimonense o clube que em mais épocas o acompanhou na 1ª divisão, é normal que o seu nome esteja ligado à colectividade do Barlavento. Apesar deste laço, Tião, ainda no principal escalão português, haveria de representar o Estoril-Praia. Estrela da Amdora, Recreio Desportivo de Águeda, Pessegueirense e Oiveirense, haveriam de ser os outros emblemas, aos quais o esquerdino manteria ligação. Aliás, o vínculo que Tião conservaria com o emblema de Oliveira de Azeméis acabaria por ser muito especial. Seria no emblema do Distrito de Aveiro que o atleta terminaria a sua carreira como futebolista; seria aí, também, que escreveria a maior parte dos capítulos do seu percurso como treinador.
Infelizmente, Tião deixar-nos-ia em 2014. A recordá-lo como Homem, ficam as palavras de Hermínio Loureiro, afamado dirigente desportivo, Deputado da Assembleia da Republica, Secretário de Estado e Presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis – “Um enorme profissional que escolheu Oliveira de Azeméis para viver. Um espirito guerreiro invulgar que marcou a sua passagem pelo futebol em Portugal. Homem simples e com uma esmerada educação. Vai deixar saudades”.*


*Retirado de “Correio da Manhã”, a 27/08/2014

Sem comentários: