830 - KENNY DALGLISH

Se uma carreira de sucesso é traduzida pelo número de títulos ganhos, então Kenny Dalglish é um dos melhores exemplos de que o êxito. Todavia, para o antigo avançado não foram só os troféus que o levaram ao topo do futebol britânico e mundial. Quase que arrisco a dizer que o atacante escocês, só pela habilidade mostrada dentro de campo, conseguiria sempre assegurar um lugar na história da modalidade.
Ora, tudo começou na zona de Glasgow, de onde é natural. Tendo estudado em diversas instituições na área metropolitana da referida cidade escocesa, seria no âmbito do desporto escolar que Dalglish daria os primeiros passos na prática do futebol. Curiosamente, e ao contrário do que viria a ser durante o percurso profissional, um dos primeiros lugares que ocuparia seria o de guarda-redes. Mais tarde, e já em posições mais adiantadas, as qualidades que mostrava levá-lo-iam a ser chamado aos “Scottish Schollboys”. O destaque aí conseguido faria com que diversos emblemas tentassem a sua contratação. Liverpool e West Ham convidá-lo-iam para prestar provas. No entanto, o jovem atleta não agradaria e a mudança para Inglaterra abortaria em ambos os casos. Pouco tempo depois seria o Celtic a tentar a sua contratação. Engraçado, é que o jovem atleta até era adepto dos rivais do Rangers. Diz-se que no dia em que o emblema de Parkhead mandou a sua casa um emissário, Dalglish, mal soube da sua chegada, terá corrido para o quarto para retirar da parede os “posters” dos seus ídolos!
Apesar da aposta feita, os primeiros tempos de Kenny Dalglish com os “The Bhoys” não seriam fáceis. Para começar, o avançado, ainda em idade júnior, seria cedido ao Cumbernauld United. Depois, e quando o empréstimo estava prestes a ser renovado, o seu pedido para voltar ao clube levá-lo-ia à equipa de “reservas”. Já a sua inclusão no plantel principal, mesmo tendo feito algumas partidas em campanhas anteriores, aconteceria apenas 3 épocas após o referido regresso. A integração em definitivo aconteceria na temporada de 1971/72 e, imediatamente, mostrariam um atleta de excelência.
No cômputo das 7 temporadas em que Dalglish vestiu a camisola verde e branca, o conjunto de Glasgow beneficiou muito da sua pontaria afinada. Os golos conseguidos pelo avançado seriam um dos principais motores para o sucesso do Celtic. No campo das vitórias, é inegável a importância que o atleta acabaria por ter numa série de títulos. 6 Ligas, 5 Taças da Escócia, 2 Taça da Liga e, já no plano individual, o prémio de Melhor Marcador em 1975/76 é o saldo desses anos a jogar pelo emblema escocês.
O seu nome está também associado a uma boa fase da selecção escocesa. É certo que sem ganhar qualquer competição, a qualificação da equipa nacional para diversas fases finais seria o reflexo dessas boas prestações. Já depois de, em Novembro de 1971, ter conseguido estrear-se pelos “AA”, seria a chamada ao Mundial de 1974 que cimentaria o seu trajecto como atleta internacional. Para além do certame organizado na antiga Alemanha Ocidental, a sua presença em mais 2 Campeonatos do Mundo (1978; 1982) ajudá-lo-iam a tornar-se num dos grandes futebolistas dos anos 70 e 80. A acrescentar a essas participações, os 102 jogos feitos por Dalglish com as cores da Escócia, transformá-lo-iam no atleta com mais partidas disputadas pelo seu país.
Com tudo o que já foi dito, e se, ainda assim, a sua carreira estivesse associada apenas ao Celtic e à selecção escocesa, não seria possível dizer-se que a mesma tivesse terminado desprovida de grandes momentos. Claro está que, para justificar o estrelato a que o atacante chegou, falta um pouco mais. Esse “mais” chama-se Liverpool. Nesse sentido, o nome de Kenny Dalglish está, mais uma vez, associado a um dos melhores períodos da história de um emblema. Tendo chegado a Anfield Road para a temporada de 1977/78, e com a responsabilidade de substituir Kevin Keegan, o avançado também contribuiria para elevar os “Reds” à condição de grande potência do futebol europeu. A testemunhá-lo estão os inúmeros troféus ganhos, entre os quais 3 Taças dos Campeões Europeus, 8 Ligas, 2 Taça de Inglaterra, 4 Taças da Liga e 7 Charity Shields.
Nessa sua passagem por Inglaterra, Dalglish rapidamente provaria que nada o conseguiria desviar da glória. Logo no seu jogo de estreia na Liga, o avançado escocês mostraria porque é que a sua contratação havia fixado um novo recorde em termos monetários. O golo marcado frente ao Middlesbrough, daria início a uma contagem que ultrapassaria a centena de remates certeiros. Curiosamente, no seu palmarés não consta qualquer prémio de Melhor Marcador do referido campeonato. Por outro lado, as suas exibições, levá-lo-iam a vencer o troféu de Jogador do Ano em 1982/83.
Tendo o seu trajecto como futebolista terminado em 1989/90, ele que já era o treinador-jogador fazia 5 anos, Dalglish passa a assumir em exclusivo as funções de “manager”. É Interessante pensar que a maioria dos títulos que ganhou enquanto técnico é referente às campanhas em que o ainda dividia tarefas entre o “banco” e o rectângulo de jogo! É igualmente verdade que, como técnico, nunca haveria de atingir o sucesso que antes havia conseguido como atleta. Ainda assim, as duas passagens por Anfield, pelo Blackburn, Newcastle e Celtic transformariam o seu trajecto num currículo bastante respeitável.

 

Sem comentários: