852 - DAÚTO FAQUIRÁ

Com uma carreira que, nos escalões de formação, também passaria pelo Mem Martins SC, seria no Sintrense que Daúto Faquirá faria a transição para o patamar sénior. No emblema da histórica vila de Sintra, sem nunca deixar as divisões inferiores do futebol nacional, o médio construiria uma carreira discreta. Durante esse tempo, mesmo tendo na modalidade a sua maior paixão, manteria bem acesa uma serie de outros sonhos. Nunca tendo descurado os estudos, o ensino superior acabaria por ser o seu destino. Licenciar-se-ia em Educação Física e Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana, para, já uns anos mais tarde, completar uma segunda licenciatura em Educação Física e Desporto, na Universidade Lusófona.
Numa altura em que já era Professor de Educação Física, tomaria a decisão de deixar os campos para abraçar as tarefas de técnico. Tendo começado como adjunto, Daúto Faquirá chegaria a trabalhar sob alçada do conceituado Manuel de Oliveira. Já no decorrer da temporada de 1994/95, é convidado para assumir o cargo de treinador principal. Aceita e, mantendo-se no Sintrense, inicia uma caminhada que o levaria até à 1ª divisão.
Antes de chegar ao patamar máximo do futebol português, o percurso que tomaria após deixar o Sintrense, levá-lo-ia a orientar outros emblemas de divisões inferiores. O trabalho realizado nessas colectividades pô-lo-ia na mira de clubes de maior monta. No Odivelas, para onde entraria em 1999/00, conseguiria, no espaço de 2 temporadas, levar o clube dos “regionais” à 2ª divisão “B”. Já ao serviço do Barreirense alcançaria um feito idêntico e, em 2004/05, orienta o clube da “Margem Sul” rumo à divisão de honra.
Com tamanha prova, o salto para os campeonatos profissionais era o que ainda faltava na sua carreira. Após uma curta passagem, ainda na divisão de honra, pelo Estoril-Praia, acabaria por receber a primeira proposta vinda de um emblema primodivisionário. A sua estreia nos “grandes palcos” aconteceria na época de 2006/07 e com as cores do Estrela da Amadora. Depois, surgiria a oportunidade de liderar o Vitória de Setúbal. Nos “Sadinos”, resultado da qualificação conseguida por Carlos Carvalhal, Daúto Faquirá teria a oportunidade de disputar a Taça UEFA. Contudo, essa campanha de 2008/09 não correria como planeado e, antes de atingir o meio da temporada, o treinador seria dispensado.
Após o referido despedimento, Daúto Faquirá só voltaria ao activo cerca de ano e meio depois. No Olhanense, numa primeira temporada tranquila, consegue cumprir os objectivos delineados pela direcção e terminar o Campeonato a meio da tabela classificativa. Todavia, a época de 2011/12 voltaria a pôr no seu caminho a terrível “chicotada psicológica”. Sem se entender o motivo concreto, e com o conjunto a ocupar a 10ª posição, o treinador é afastado do comando do emblema algarvio.
Tendo, entre 2013 e 2014, passado pelos angolanos do 1º de Agosto, Daúto Faquirá tem estado afastado da competição. Esse distanciamento, ainda assim, não tem esmorecido a sua vontade de regressar. Paralelamente ao interregno, o técnico tem-se dedicado mais aos seus passatempos, caso da pintura, ou ao comentário desportivo. Nessas funções, destaque para a sua presença habitual em programas do canal televisivo SIC.

Sem comentários: