888 - LUÍS FILIPE

Com a presença no escalão máximo e a chamada ao afamado Torneio de Toulon, a carreira de Luís Filipe parecia bem lançada. Com as cores “lusas”, dando mais fôlego a essa ideia de futuro sucesso, ainda marcaria um golo frente à Bélgica. No entanto, a descida do Atlético nessa temporada de 1976/77 acabaria por representar um passo atrás na progressão do jovem jogador. Muito para além de uma situação temporária, a passagem pela 2ª divisão, tornar-se-ia numa sentença muito pesada. Para o extremo, que por Portugal até tinha jogado ao lado de Fernando Gomes, os escalões secundários prolongar-se-iam na sua carreira durante anos a fio.
Já depois ter deixado a Tapadinha, Juventude de Évora, Desportivo de Chaves, Amarante e Rio Pele, seriam os emblemas que fariam parte do seu percurso como futebolista. Em nenhuma dessas colectividades conseguiria a oportunidade de voltar aos grandes palcos. Todavia, a situação alterar-se-ia com uma nova aposta. Depois de 1978/79, ao serviço do já referido emblema alentejano, ter estado perto da subida, só com a ligação ao Desportivo das Aves é que esse objectivo tornar-se-ia numa realidade.
A campanha de 1984/85, ao serviço do emblema sediado no concelho de Santo Tirso, daria novo alento à carreira do jogador. Após ajudar o seu clube a vencer a Zona Norte, Luís Filipe seria também uma das figuras na conquista do título de campeão da 2ª divisão. Esse feito daria ao clube, e também ao atleta, um lugar no escalão máximo. Na época seguinte, o ala-direito conservaria o seu lugar no “onze” inicial. Apesar da titularidade, e do peso que teria nas actuações do colectivo, as suas exibições seriam insuficientes para evitar a descida.
Com a despromoção, o atleta também acabaria afastado daquela que é a mais importante competição em Portugal. Naquilo que restou da sua carreira, esse objectivo jamais seria alcançado. As derradeiras 4 campanhas marcariam a última fase do seu percurso como futebolista. A sua carreira, já depois de representar Freamunde e Vilafranquense, terminaria no final da temporada de 1990/91.

Sem comentários: