964 - PAUL SCHOLES

Apesar de pertencer à tão badalada “Class of 92”, a verdade é que Paul Scholes não marcaria presença na final que inspiraria o nome de uma das mais prolíferas gerações de jovens saídos das “escolas” do Manchester United. Poderia o facto ser relevante, porém, mesmo sem essa chamada ao derradeiro desafio da “FA Youth Cup” de 1992, a carreira do jogador haveria de pô-lo a par desses seus colegas de formação.
Um dos primeiros passos dados pelo atleta na direcção do estrelato, seria, como é lógico, a estreia na categoria principal dos “Red Devils”. Em Setembro de 1994, numa partida a contar para a Taça da Liga inglesa, Scholes seria chamado a jogo por Sir Alex Ferguson. Posto de início pelo técnico escocês, o jovem médio ofensivo daria a melhor resposta possível. Proporcionado a reviravolta no marcador, concretizaria frente ao Port Vale, os 2 golos da vitória por 1-2.
Nisso de êxitos nada melhor que a lista de títulos ganhos ao longo das 19 temporadas feitas com as cores Manchester United. Claro está que, tamanha longevidade, e logo num emblema de tão grande prestígio, teria que ser sustentada por bons predicados. Comecemos, então, pela sua maneira de jogar. Apesar do físico pouco surpreendente, Scholes valia-se da sua inteligência. Movendo-se no meio-campo, a maneira como geria o ritmo de jogo era uma das suas melhores habilidades. Era raro fazer um passe no momento errado. A calma com que geria o instante certo para pôr a bola nos seus colegas, aliada a uma qualidade de execução espantosa, era um dos seus maiores segredos.
A sua capacidade de ler o jogo, permitindo que estivesse sempre bem posicionado dentro de campo, serviria, como já revelado, como sustento para a vitória em diversas provas. O rol de conquistas na sua carreira é invejável. Para além na lista de títulos nacionais, na qual temos 11 “Premier Leagues”, 3 “FA Cups”, 2 League Cups e 5 “Charity Shields”, há ainda as conquistas nas provas internacionais. Nesse registo vêm logo à cabeça a conquista de 2 “Champions”. Todavia, há mais! O remate no seu palmarés colectivo faz-se também com 1 Taça Intercontinental e 1 Mundial de Clubes.
Também pela selecção Paul Scholes trilhou o seu caminho. É certo que, muito por culpa da falta de títulos, sem o brilho que conseguiria alcançar pelo clube. Curiosamente, ainda nos escalões de formação, o médio, que por essa altura jogava mais avançado no terreno, viria a conquistar o Europeu sub-18 de 1993. Mesmo tendo em conta a escassez de troféus, não podemos dizer que as 66 internacionalizações feitas com a camisola dos “3 Lions” foram vazias de emoções. Para provar o contrário bastaria nomear a presença do jogador em 2 Campeonatos da Europa e 2 Mundiais.
Apesar do final da sua carreira ter chegado com o final da temporada de 2012/13, Paul Scholes já tinha anunciado a sua “reforma” um ano antes. O “volte-face” ganharia corpo a meio da campanha que viria a ser a sua derradeira. Enfrentando uma penosa onda de lesões, os responsáveis pelo Manchester United acabariam por rogar ao jogador para que regresse aos relvados. O pedido, aceite, traria o médio de volta a Old Trafford para mais uns meses de competição. Mesmo assim, esse regresso ainda resultaria na disputa de mais de 2 dezenas de partidas e numa última vitória na “Premier League”.
Ainda que como futebolista aposentado, Scholes não ficaria afastado da modalidade. Por um lado temos a sua participação na compra do Salford City. Há que, igualmente, referir a sua participação como comentador televisivo em diversos eventos desportivos. Também como treinador, mormente à frente do Oldham Athletic, teria as suas experiências. Para terminar, uma pequena curiosidade relacionada com mais uma breve aparição nos campos de jogo. Em 2018, para ajudar a equipa do filho Arron, o antigo médio decidira voltar a calçar as chuteiras e fazer uma partida pelos amadores do Royton Town.

2 comentários:

sports2020 disse...

A good blog always comes-up with new and exciting information and while reading I have feel that this blog is really have all those quality that qualify a blog to be a one,This is a great inspiring article.I am pretty much pleased with your good work.You put really very helpful information...

Paul Scholes Biography

cromosemcaderneta@gmail.com disse...

Paul Scholes Biography,

Let me thank you for your kind words.

Regards,

Bruno Vitória