1123 - LUIZÃO


Formado no histórico Fluminense Football Club, com a subida ao escalão sénior, Luizão* passaria por algumas cedências a emblemas mais modestos. Após as experiências no Fluminense de Feira de Santana ou no Rio Negro de Manaus, a entrada do jovem praticante no Farense seria também a título de “empréstimo”.
Com a chegada a Portugal a acontecer depois do arranque da temporada de 1986/87, a sua estreia na 1ª divisão revelar-se-ia de forma modesta. Mesmo com poucas partidas disputadas, a verdade é que as qualidades demonstradas pelo defesa seriam suficientes para que, da parte dos responsáveis algarvios, houvesse vontade em mantê-lo no plantel. A validade da aposta aferir-se-ia logo na campanha seguinte, com o jogador a assumir um papel fulcral na equipa. Aliás, daí em diante Luizão passaria a ser um dos elementos mais importantes do conjunto. Com um poder de antecipação excepcional e sempre numa forma física superior, o atleta destacar-se-ia como um central de marcação implacável.
A titularidade no Farense, mantida ao longo de vários anos, levá-lo-ia a tornar-se num dos nomes míticos do clube. Porém, não só as 8 temporadas passadas no Sul do país contribuiriam para alimentar esse estatuto. Ao tornar-se numa das peças de maior importância no desenho táctico da equipa, a sua participação num dos momentos mais emblemáticos da história dos “Leões de Faro”, também contribuiria para a inscrição do seu nome nos anais da agremiação. Na campanha de 1989/90, apesar da disputa do 2º escalão, a qualidade do plantel permitiria ao Farense chegar à final da Taça de Portugal. Infelizmente, a recuperar de uma lesão numa das coxas, Luizão seria empurrado para o banco de suplentes e acabaria por não entrar no relvado do Jamor.
Com o fim da temporada de 1993/94, a ligação de Luizão com o Farense terminaria. Em choque com a nova direcção, dar-se-ia a saída do atleta que, no União da Madeira, depressa encontraria nova morada. Mesmo com o FC Porto a tentar imiscuir-se na transferência, o central manteria a palavra dada aos responsáveis do emblema insular e seguiria para o arquipélago. No Funchal voltaria a encontrar-se com o técnico brasileiro Ernesto Paulo, seu treinador nas camadas jovens. Como substituto de Marco Aurélio, entretanto transferido para o Sporting, o defesa cumpriria o papel atribuído e manter-se-ia como titular. Contudo, colectivamente os objectivos não seriam cumpridos e a equipa terminaria o Campeonato Nacional de 1994/95 num dos lugares de despromoção.
O mesmo aconteceria no ano seguinte, com o jogador já ao serviço do Tirsense e naquela que viria a consumar-se como a última campanha do atleta na 1ª divisão. Ao deixar Portugal e sediado no Brasil, o regresso ao seu país natal mantê-lo-ia ligado ao futebol. Depois de largar os relvados, Luizão passaria a dedicar-se à administração das “escolas” por si fundadas, ao treino de jovens atletas e, no papel de empresário, à gestão da carreira de diversos atletas.

*de baptismo Luíz Nogueira e apesar de intitular-se como Luizão, em Portugal ficou conhecido como Luisão.

Sem comentários: