1147 - CAMBRAIA

Com passagem pelos juniores do Sporting, só alguns anos depois, já ao serviço do Clube de Futebol “Os Marialvas”, é que António Cambraia voltaria a destacar-se. Por altura a disputar a 3ª divisão, o médio manter-se-ia pelo referido patamar durante apenas 2 temporadas.
As suas prestações ao serviço do emblema sediado em Cantanhede, levariam o treinador Fernando Cabrita a incluí-lo, ao lado dos jovens Veloso e António Sousa, no grupo de trabalho do primodivisionário Beira-Mar. No entanto, a estreia do atleta no escalão maior do futebol português, em termos de rendimento individual, não correria de feição. Com poucas partidas disputadas nessa campanha de 1978/79, ainda assim, o atleta manter-se-ia no plantel nas temporadas vindouras.
Mesmo preservando-se a aposta nos seus potenciais atributos futebolísticos, Cambraia só conseguiria conquistar uma presença regular no “onze” do conjunto aveirense, depois da despromoção da equipa ao 2º escalão, no final da época de 1979/80. Como titular, voltaria a chamar a atenção de outros emblemas e a mudança para o Recreio de Águeda na temporada 1982/83, transportá-lo-ia para uma das mais bonitas páginas da sua carreira.
Nos “Galos do Botaréu”, Cambraia tornar-se-ia num dos intérpretes que, com as suas exibições no sector intermediário, ajudaria a equipa a chegar, pela primeira vez na história, ao patamar máximo. Ainda que tendo feito parte desse ímpar episódio, o Recreio de Águeda, em 1983/84, acabaria também por ser a sua última experiência naquela que é a competição de maior relevância em Portugal. Daí em diante, a sua caminhada competitiva trilhar-se-ia nos escalões secundários e com passagens de volta no Beira-Mar e n’ “Os Marialvas”.
Seria noutro regresso que o atleta escreveria os derradeiros anos da carreira. De novo a envergar a camisola do Touring Clube Praia de Mira, emblema da sua terra natal e com presença no percurso formativo do médio, Cambraia prolongaria a sua caminhada competitiva até à viragem da década de 80 para a de 90.

Sem comentários: