1247 - EURICO

Eurico Caires terminaria a formação no Benfica, de onde sairia também para integrar os trabalhos orientados pelos técnicos da Federação Portuguesa de Futebol. Com as jovens selecções portuguesas, naquele que hoje é designado o escalão sub-18, o médio acumularia um total de 10 internacionalizações e seria convocado para disputar a fase final do Torneio Internacional de Juniores da UEFA de 1971. No certame organizado na antiga Checoslováquia, o centrocampista tornar-se-ia numa das “estrelas” do conjunto comandado por Peres Bandeira. Já na final frente à Inglaterra, seria chamado ao “onze” inicial, mas, para infelicidade dos craques lusos, os britânicos venceriam a peleja por 3-0.
Não muito tempo após a realização do referido torneio, Eurico seria promovido à equipa principal do Benfica. Porém, nessa temporada de 1971/72, tapado no sector intermediário por atletas mais experientes, casos de Jaime Graça ou Toni, poucas seriam as oportunidades que conquistaria. Ainda assim, conseguiria ser chamado por Jimmy Hagan a disputar a Taça de Portugal e o Campeonato Nacional e esses jogos, um em cada prova, bastariam para embelezar o seu currículo com os respectivos troféus.
Seguir-se-iam na sua carreira, sem abandonar o patamar máximo, as passagens de uma época por Montijo e pelo Beira-Mar. Já no Estoril Praia, onde chegaria na temporada de 1974/75, voltaria a encontrar-se com Jimmy Hagan. No emblema da “Linha de Cascais”, tal como nas duas colectividades anteriores, Eurico assumir-se-ia como titular. Nesse sentido, logo na época de entrada no Estádio António Coimbra da Mota tornar-se-ia num dos pilares da conquista do Campeonato Nacional da 2ª divisão e no consequente regresso da equipa ao escalão maior. Durante o tempo passado com os “Canarinhos”, destaque também para as “férias” cumpridas na North American Soccer League (NASL). No “El Dorado” da década de 1970, o médio vestiria as camisolas dos Rochester Lancers e seria campeão na campanha de 1976, já como atleta dos Toronto Metros-Croatia.
A etapa seguinte da caminhada profissional, com início na temporada de 1977/78, vivê-la-ia com as cores do Belenenses. Apesar não ter sido uma fase tão consistente quanto a anterior, Eurico, nos anos passados no Restelo, manter-se-ia como um elemento preponderante. Para além da curiosidade de, mais uma vez, ter sido orientado pelo inglês Jimmy Hagan, o centrocampista acabaria igualmente por participar numa das piores páginas da história “Azul”. Com a despromoção no final da época de 1981/82, a primeira na história da “Cruz de Cristo”, também o jogador deixaria a 1ª divisão. Nos anos subsequentes, passaria por diversas colectividades a militar nos escalões secundários. Depois de representar o Almada e o União da Madeira, seria no Estrela da Amadora que, cumprida a campanha de 1984/85, daria por terminado o trajecto enquanto futebolista.

Sem comentários: