14 - CHRISTIAN

Vindo do Internacional de Porto Alegre, com apenas 18 anos, aterra na ilha da Madeira uma das promessas do futebol brasileiro. Começa assim, em 1993, a passagem atribulada de Christian, por Portugal.
Vejamos: no Marítimo não joga, indo, ainda nessa época para o Estoril Praia; no ano seguinte apresenta-se no Tirsense, mas acaba a jogar no Estrela da Amadora; por fim, já em 95/96, ruma ao Farense, onde, tal qual como nos outros clubes, tem um desempenho modesto.
Volta ao Brasil. De regresso ao seu emblema de origem, acontece algo de notável: o tosco ponta-de-lança, transforma-se num dos grandes do Brasileirão! Aqui sim, pode perguntar-se: Como é possível?! A resposta surgiu numa entrevista, em que Christian fazia a mea culpa. Disse que mudou muito a postura e que isso tinha contribuído para o seu crescimento. Nessa evolução, o avançado é convocado para a selecção e disputa, tanto a Copa América, como a Taça das Confederações, ambas em 1999. Com essas chamadas, desperta a cobiça de clubes europeus e acaba por assinar com o PSG. Passados 2 anos muda-se para o Bordeaux, onde encontra Pauleta. Daí em diante é emprestado, pelo clube francês, a outros emblemas: Palmeiras; Galatasaray e Grêmio.
Em 2004 assina pelos nipónicos Omiya Ardija, de onde acaba, também por empréstimo, por ser cedido ao São Paulo. No emblema paulista ganha o Mundial de clubes de 2005. Daí para a frente, Christian, tem uma série de passagens por outros clubes. Botafogo, Juventude, Corinthians, Internacional de Porto Alegre, Portuguesa e, já no México, o Pachuca dariam entrada no seu currículo.
Actualmente joga no Monte Azul.

2 comentários:

Anónimo disse...

Grande centroavante!

É bastante respeitado pelos dois grandes clubes de Porto Alegre (Grêmio e Internacional)

teve ótimas passagens pelos dois clubes

cromosemcaderneta@gmail.com disse...

É pena que em Portugal não tenha conseguido mostrar todo o seu futebol!!!