13 - PAULETA

De certeza que este nome não vos dirá nada, pois não?! Assim sendo, deixai-me que vos esclareça. Este senhor, nascido na ilha de São Miguel, é, somente, o melhor marcador, de todos os tempos, da selecção portuguesa de futebol. Por isso, dizem vocês, deve ter sido no Benfica, ou no Sporting, ou no FC Porto, que este açoriano se mostrou ao mundo do futebol. Não! A melhor participação que Pauleta teve, como sénior, em Portugal, foi no Estoril Praia... e na Liga de Honra!
Há que por alguma verdade nisto - Pauleta, na realidade, chegou a representar o FC Porto nas camadas jovens, mas quis abalar, com saudades de casa. O primeiro contrato de Pedro Pauleta foi conseguido, em 1994, ao assinar pelo U. Micaelense. No ano seguinte, volta ao continente para jogar, como acima referi, pelo Estoril Praia. Os 19 golos apontados nessa época despertam a curiosidade de João Alves, técnico do Salamanca, e o avançado viria ser contratado pelo emblema espanhol.
Com mais um punhado de jogadores aproveitados na nossa liga, Pauleta vai jogar na 2ª divisão da “La Liga”. Antes, porém, ainda na pré-época de 1996/97, é apresentado pelo Belenenses. No Restelo, nunca chegaria a jogar. Já Espanha, com o avançar da temporada, ajuda o Salamanca a subir à 1ª divisão. Mais um ano passado, com mais um bom campeonato, e aparece o Deportivo La Coruña. No noroeste de Espanha, onde, à data, morava um dos grandes do futebol de “Nuestros Hermanos”, Pauleta venceria o Campeonato de 1999/00. Depois, no Verão de 2000 surgiria o Bordeaux e o começo da sua aventura gaulesa.
Em 8 anos em França, envergou também as cores do PSG. Apesar de nunca ter sido campeão francês, Pauleta conseguiu atingir importantes marcas pessoais: 3 vezes o melhor marcador do campeonato (01/02, 05/06 e 06/07) e 2 vez o melhor jogador do ano (01/02 e 02/03), fazem dele uma lenda.

Sem comentários: