46 - JÚLIO CÉSAR

Homónimo do histórico líder romano, é certo que não deve a alcunha à ampla distribuição geográfica que a sua carreira atingiu. Então, porquê "O Imperador"?
É um facto que os primeiros anos como profissional prometê-lo-iam como um dos futuros valores do futebol mundial. A sua contratação pelo Valladolid, quando contava apenas 17 anos, e os 60 jogos feitos em 3 épocas de “La Liga”, serviriam para sublinhar a referida projecção. Ao sustentar a sua acção nesses números, o Real Madrid, em 1999, haveria de avançar para a sua contratação. Porém, às vezes a passada é maior que a perna e a mudança para a capital espanhola acabaria por reforçar tal verdade.
A sua passagem pelos “Merengues” ficaria muito aquém do esperado e nem os empréstimos ao AC Milan, à Real Sociedad e ao Benfica, serviriam para que Júlio César conseguisse recuperar o seu prestígio. Começaria aí uma verdadeira aventura futebolística, que levaria o defesa brasileiro, nunca por mais de uma ou duas temporadas, a percorrer diversos Campeonatos. Áustria de Viena, Bolton, Tigres UANL, Olympiakos, Dinamo Bucaresti e Gaziantepspor transformar-se-iam nos emblemas dessa verdadeira epopeia.
Voltou este ano a Portugal para representar o Marítimo e já começou mal! Naquela que poderia ter sido encarada como uma grande oportunidade para relançar a sua carreira, o atleta, que ainda não conseguiu estrear-se, já está envolto em polémica e tudo por chegar atrasado a um treino.

Sem comentários: