76 - ZANETTI

Uma das coisas que mais impressiona é a sua longevidade como jogador. Claro que terão havido muitos futebolistas cuja carreira durou muito, mas que não fizeram mais do que arrastar-se até à exaustão. Assim sendo, devo emendar! O que mais impressiona é a sua longevidade como jogador de qualidade!
Penso que é um daqueles atletas que, por mais esforço que faça, nunca conseguirá jogar mal! Seja na direita, no centro ou na esquerda; seja na defesa ou no meio campo, as suas exibições são de grande qualidade. Sim, a excepcional polivalência é mais uma das suas características.
Javier Zanetti é um daqueles jogadores que qualquer treinador sonha ter na sua equipa. Apesar de não ser um executante de grande exuberância, é tacticamente perfeito e, principalmente, é de uma entrega sem qualquer mácula. Na paixão que apresenta em todos os desafios, aliada a uma disciplina exemplar (o seu último vermelho foi há mais de 10 anos), a sua presença alicerça-o como um verdadeiro líder.
Está em Milão, onde fez praticamente toda a sua carreira. Chegou a Itália em 1995, vindo da Argentina. No seu país natal, como sénior, jogou apenas durante três épocas: uma no Talleres RE e duas, as que precederam a sua vinda para a Europa, no Banfield. Apesar da sua primeira internacionalização ter sido conseguida quando ainda jogava no seu país, grande parte da notoriedade e títulos ganhos, foram conquistados no “Calcio” e ao serviço do Inter. Aí ganhou quase tudo. Venceu a Taça UEFA em 1998, conquistou Taças e Supertaças Italianas, adicionou ao seu currículo o "Penta" na Série, e, já sob o comando de José Mourinho, triunfou na Liga dos Campeões.
Curiosamente, a final da “Champions” coincidiu com o seu 700º jogo com a camisola do Inter. Continua esta temporada, com 37 anos, a ser um dos jogadores com mais presenças em campo. Nessa caminhada está à beira do recorde de 758 partidas, de Giuseppe Bergomi. Com tanta participação, arrisca-se a ficar na história como o futebolista mais utilizado pelo emblema "Neri Azzurri".

1 comentário:

Escritor Anónimo disse...

Na minha opinião não há mais nenhum jogador no mundo com a mesma inteligência táctica de jogo. Se me dessem a escolher entre ter o Zanetti, o Messi ou o Ronaldo, sem dúvida que escolhia o 1º.