86 - CANEIRA

Capitão em todos os escalões de formação do Sporting, foi a sua capacidade de liderança que distinguiu o jovem defesa dos demais companheiros. Em Fevereiro de 1996, um dia depois de ter feito 17 anos, Carlos Queiroz chamou-o à estreia nos seniores do Sporting. Seguiram-se alguns promissores empréstimos. Depois das passagens pelo Lourinhanense, Salgueiros, Beira-Mar (onde ganhou uma Taça de Portugal) e Alverca, pensou-se que estava na altura de Marco Caneira voltar ao clube que o formou. Porém, e ao lado dos seus colegas Paulo Costa e Alhandra, protagonizou um pequeno reboliço nas transferências do Verão de 2000. Segundo constou, influenciado pelo seu empresário, tomou a decisão de abandonar Alvalade e assinar pelo Inter de Milão. Acabou cedido ao Reggina. E se pensava que ia ter mais oportunidades no clube milanês, enganou-se. Nunca chegou a jogar e depois de terminar a época com o conjunto de Reggio Calabria, foi emprestado, dessa vez, para o Benfica e depois para o Bordeaux.
Há aqueles que são abençoados pela genialidade ou mesmo os outros que parecem perseguidos pela má ventura, mas Caneira bem que poderá ser lembrado como o defesa dos empréstimos. É que depois do clube francês ter exercido a opção de compra, emprestou-o ao Valência, que acabaria também por comprá-lo. Depois foi o conhecido vaivém para o Sporting, que acabou, em 2008, com a cedência a título definitivo.
Após o último regresso a Lisboa, em 2009 voltou a protagonizar nova surpreendente transferência. Dessa feita, aconselhado não se sabe bem por quem, mas convidado pelo autarca de Sintra, Fernando Seara, Marco Caneira assina pela política! Na sequência da nova ligação, vê a sua cara escarrapachada nos cartazes da candidatura à Junta de Freguesia de Almargem do Bispo, pelas listas da coligação "Mais Sintra"! Tanta publicidade, para quê? Para perder por uns míseros 32 votos!

5 comentários:

Valter Cunha disse...

A situação que este internacional português vive no Sporting é no minimo estranha e caricata, não concordam?

(Publicado no Facebook, a 28 de Janeiro de 2011)

cromosemcaderneta@gmail.com disse...

Se fosse só no Sporting... não te esqueças que o Maniche passou por uma igual no Benfica!!!

(Publicado no Facebook, a 28 de Janeiro de 2011)

Bruno Cunha Vitória disse...

No Sporting lembro-me de mais duas idênticas: O Bruno Caires e o Afonso Martins!!!

(Publicado no Facebook, a 28 de Janeiro de 2011)

Valter Cunha disse...

E no Benfica poderiamos falar em muitos mais casos idênticos, talvez não fossem é com jogadores tão mediáticos. A questão Jorge Ribeiro para mim continua a ser um mistério, visto a única alternativa ao Fábio Coentrão ser o César Peixoto.

(Publicado no Facebook, a 28 de Janeiro de 2011)

Bruno Cunha Vitória disse...

Muitas destas contendas têm a ver com empresários. São eles e os nossos dirigentes que fazem o futebol por cá!!!

(Publicado no Facebook, a 28 de Janeiro de 2011)