87 - OCTÁVIO MACHADO

Aos 14 anos, Octávio, com apenas 1,35m e uma tremenda dificuldade em encontrar chuteiras para o seu pequeno pé, despontava no clube da sua terra. Com ele, já vinha uma cara de "brigão"; já vinha aquela vontade batalhadora que, aos 17 anos, permitiu que capitaneasse a equipa sénior do Palmelense.
O rezingão que todos reconhecemos nele, sempre foi sinónimo da uma atitude persistente, de uma luta constante pelo que sempre considerou ser, dentro e fora dos relvados, uma postura correcta. Foi esse seu crer intrépido que, durante os mais de 30 anos que passou no futebol, sempre mostrou. Tanto como atleta do Vitória de Setúbal, do FC Porto ou da Selecção de Portugal, ora como treinador dos "Dragões" ou do Sporting, Octávio sempre revelou e exigiu uma garra inabalável.
Contudo, não é difícil adivinhar que a sua postura, muito mais do que uma predisposição, tenha sido influenciada por outras pessoas. Muitos poderão ter tido esse papel na sua vida, no entanto houve um que, indubitavelmente, acabou por ter um grande peso na sua formação como Homem. O nome? José Maria Pedroto. Um dia, Octávio Machado falou assim do referido treinador – "um homem de causas, valores e princípios, que nunca se dava por vencido. Com ele, não havia vida fácil. Era extremamente exigente, mas, ao mesmo tempo, carinhoso e justo com aqueles que interpretavam as suas leis "*.
Após deixar o futebol e paralelamente à sua paixão pela agricultura, Octávio Machado apareceu em 2005, num gesto de gratidão à sua terra natal, nas listas à Câmara Municipal de Palmela. Cumpriu mandato como vereador e passados 4 anos, após sair do PSD por "divergências éticas, de princípios, de valores e ideológicas"**, candidatou-se, dessa feita, nas listas do CDS/PP. Falhou, no entanto, nova eleição.
Hoje em dia, e apesar de andar um pouco mais distante da vida pública, não anda por certo desatento, e fiquem descansados os mais saudosistas, pois não faltarão oportunidades para ouvirmos nas suas intervenções, "O Palmelão" dizer: "Vocês sabem do que estou a falar"!

*retirado da entrevista conduzida por Rui Tovar, publicada em www.ionline.pt, a 06/02/2010
**retirado do artigo publicado em www.publico.pt, a 04/05/2009

2 comentários:

Valter Cunha disse...

O homem das conspirações. Volta Octávio que o mundo humorístico Português precisa de mais pessoas como tu. (Através do Facebook, a 28 de Janeiro de 2011)

cromosemcaderneta@gmail.com disse...

Algumas das passagens e dos dados do texto que acompanha o cromo, foram retirados duma entrevista que Octávio Machado deu ao " i on line"... procurem, vão ler que vale a pena!!!
(Através do Facebook, a 28 de Janeiro de 2011)