110 - NENÊ

Aterrou em Portugal para representar aquele que, na temporada de 1997/98, era um Sporting de Liga dos Campeões. Apesar de não ser um nome muito sonante, também não houve quem garantisse que o jovem futebolista, não pudesse ser considerado um verdadeiro reforço. A verdade é que o defesa-central era, à altura, uma das boas promessas do futebol brasileiro. Para tal estatuto tinham contribuído duas razões. Um desses factores seriam as exibições ao serviço do Guarani. No entanto, o momento mais importante surgiria com a estreia pelo “Escrete”, quando contava 19 anos apenas e ainda representava o Juventus de São Paulo.
Em Alvalade, o jogador que até tinha dado bons sinais no Brasil, nunca passou de uma hipótese. Existiram, com certeza, uma série de factores responsáveis pelo seu insucesso. No entanto, não podemos dissociar o seu fracasso aos dias conturbados que Sporting acabou por viver. O início dessa época, com uma vitória caseira frente ao AS Monaco, até começou bem. O pior veio depois e passados quatro treinadores e uma "limpeza de balneário" levariam o defesa de volta ao Brasil.
Na temporada de 1998/99 Nenê ainda regressou a Portugal, mas só para ter o privilégio de conseguir sentar-se no banco de suplentes.

Sem comentários: