195 - JOSÉ MARIA

Com pouco mais de ano e meio de existência, este “blog” já proporcionou diversos desafios. Uns melhor que os outros, todos foram ultrapassados. Porém, quando, na sequência do tema escolhido para o mês de Dezembro, decidi seleccionar este jogador, jamais pensei que estava perante um confronto nunca antes por mim experimentado!
A história conta-se depressa. Há já uns largos anos, encontrei dentro de uma velha sebenta, pertença de um familiar meu, a estampa de um futebolista que desconhecia. A curiosidade que sempre tive sobre tal figura, fez-me pô-lo na lista de “cromos” a publicar. O que não estava no meu horizonte eram as dificuldades que tal decisão trouxe. A primeira complicação foi com o nome. Como já repararam, o que aparece impresso é “J. Maria”. Obviamente, levantou-se a dúvida sobre o que é que escondia a letra com um ponto à frente! João? Joaquim? A verdade é que, sem conseguir deslindar uma resposta indubitável, o único registo que encontrei no Lusitano de Évora que coubesse em tal denominação, foi o de um atleta chamado José Maria.
Mesmo sem ter a certeza da ligação entre a fotografia e o referido jogador, pareceu-me que o mistério estava a resolver-se. Contudo, a ilusão pouco durou. Com um nome entre mãos, pensei ser fácil descobrir mais alguma informação. Grande erro o meu! Por mais e mais que pesquisasse, tirando alguns dados que, repetidamente, foram aparecendo, pouco encontrei. Assim, a minha história deste, que agora sei ser atacante, resume-se praticamente a alguns números correspondentes à época de 1964/65.
Na aludida temporada, José Maria acabou por ser uma das principais escolhas do treinador Miguel Bertral para o escalonamento do “onze” do Lusitano. Ao ser chamado à titularidade por 24 vezes e, nessas presenças em campo, responsável pela concretização de 9 golos, transformou-se, apesar da quantidade de remates certeiros não ser espantosa, no melhor marcador do emblema alentejano no Campeonato Nacional. Se a marca é suficiente para justificar que, sobre o atleta, houvesse mais alguma coisa escrita, não deixa de ser uma boa questão. No entanto, para minha infelicidade, o que resta acrescentar a esta parca biografia, é aquilo que, gentilmente, foi indicado pelo “bloguista” Armando Ribeiro (http://acribeiro.blogs.sapo.pt/), ou seja, a nacionalidade brasileira do avançado.
Para terminar, quero deixar-vos o encarecido pedido para, caso saibam mais alguma coisa sobre este “misterioso” jogador, que partilhem a informação nos comentários.

4 comentários:

pimpao disse...

Jose Maria da Silva na epoca 64-65 jogou 24 jogos com 9 golos marcados nao tenho a data de nascimento; se alguem tiver informaçao sobre os jogadores ,Cordeiro, Vaz e Orfeu todos eles do lusitano e da mesma epoca

cromosemcaderneta@gmail.com disse...

Amigo Pimpao;

Se me enviar o seu e-mail eu terei todo o prazer de lhe enviar um scan de uma reportagem sobre o Lusitano que saiu em Outubro de 1965, na revista "Flama".

pimpao disse...

Aqui vai o meu email jopimpao@hotmail.fr

cromosemcaderneta@gmail.com disse...

Vou enviar-lhe isso de imediato... aquilo é composto por pequenas biografias dos jogadores e treinador dessa época, incluindo os que falou no seu primeiro comentário. Deste José Maria, sem entender o porquê, é que não vem nada!!!!