204 - SYLVANUS OKPALA

Quando a Nigéria decidiu candidatar-se à organização da CAN de 1980, poucos apostariam no nome de Sylvanus Okpala para figurar na lista dos eleitos a participar no certame disputado no país. A verdade é que, com o avizinhar do torneio, o jovem, que já brilhava no Enugu Rangers e até capitaneava a selecção de sub-20, começaria a mostrar-se como uma hipótese a ter em conta. Seria esse valor que levaria o conhecido técnico Otto Glória a incluí-lo na lista dos eleitos. Em boa hora o faria, pois as "Super Eagles" haveriam de vencer o troféu pela primeira vez, reservando, para os membros daquele grupo, um lugar na história do futebol da nação.
Passados alguns anos sobre essa grande conquista, depois de ter vencido Taças e Campeonatos no seu país, Sylvanus decidiria, num tempo em que poucos dos seus conterrâneos tinham tal privilégio, ser a altura certa para tentar a sorte na Europa. A oportunidade surgiria no União da Madeira, emblema que, em 1983/84, disputava a 2ª divisão. Em Portugal continuaria a mostrar ser o jogador que imprimia um ritmo alucinante às partidas, que corria desenfreadamente atrás do esférico e a quem, por essas mesmas razões, carinhosamente baptizariam como "Quicksilver".
Fosse no meio-campo, a atacar ou a defender, ou mesmo no sector mais recuado do terreno, Sylvanus transformar-se-ia no exemplo de uma polivalência bem distante da, tantas vezes alvitrada, falta de categoria. Essas incontestáveis qualidades, passada apenas uma temporada após a sua chegada a Portugal, levá-lo-iam até ao Marítimo. Com um novo contrato, Sylvanus manter-se-ia a jogar na ilha. Aliás, a sua carreira futebolística tem uma curiosidade! É que à imagem de outros atletas, como por exemplo Jokanovic, o internacional nigeriano, por cá, só jogaria em emblemas da Madeira!
Seria mesmo ao serviço do Nacional que, precocemente e com apenas 29 anos de idade, haveria de pôr um ponto final na sua vida nos relvados. Contudo, continuaria ligado à modalidade, como “olheiro” nos mais importantes clubes nigerianos ou como representante de novos atletas. Já em 2011, assumiria as funções de adjunto de Stephen Keshi, na selecção principal do seu país.

3 comentários:

António Real disse...

grande jogador com quem tive uns episodios e duelos terriveis cabia me sempre a mim marca lo quando jogava contra o maritimo um dia deu me uma cotevelada sem bola no peito q me deixou ko na madeira quando veio a covilha no final d jogo ia cumprimenta lo atirrra a cara foi expulso a caminho ds balnearios mas no jogo levou duras das minhas faz parte d passado mas era crack

(Através do Facebook, a 5 de Janeiro de 2012)

cromosemcaderneta@gmail.com disse...

Estou a ver que o Materazzi é um menino ao pé deste!!!!

(Através do Facebook, a 5 de Janeiro de 2012)

Faustino Miguel disse...

jogou nos 3 clubes da Madeira:Maritimo, Nacional e União.

(Através do Facebook, a 5 de Janeiro de 2012)