205 - TUEBA

Numa altura em que o jogador do Zaire, actual República Democrática do Congo, começava a estar na moda para os lados de Portugal, apareceria no Estádio da "Luz" um jovem médio para treinar à experiência. O seu nome era Tueba Menayane e vinha do AS Vita Club, emblema da capital Kinshasa. Apesar de ser um desconhecido, as suas capacidades físicas, mormente a força e a velocidade, juntas a uma vontade enorme de vencer, convenceriam o técnico britânico John Mortimore, a incluí-lo no plantel da temporada de 1986/87. Contudo, as oportunidades, numa equipa tão rica em jogadores, não seriam muitas. Ainda assim, Tueba, com habilidade para jogar em diferentes posições no meio-campo, saberia aproveitá-las.
Um desses jogos, inesquecível para muitos dos espectadores, seria um Benfica versus FC Porto. A partida, importante por si só, mas agendada 15 dias após a humilhante derrota por 7-1 frente ao Sporting, assumiria um papel de especial relevância anímica. Com Carlos Manuel lesionado, a escolha para ocupar o lugar a meio-campo recairia sobre o zairense. Logo nos minutos iniciais da partida, com uma fulgurante corrida pela ala-direita do ataque benfiquista, Tueba, conseguiria, à linha, um cruzamento certeiro. Rui Águas corresponderia com o 1-0, e o "placard" final, depois do arranque endiabrado, haveria de registar 3-1 para as "Águias".
A jogar em Portugal, Tueba ganharia outra visibilidade na sua terra natal. Com a notoriedade em crescendo, conseguiria ser chamado à estreia na selecção principal. Haveria também de ser incluído nos convocados para os principais certames em que o país participaria. O primeiro, com uma discreta classificação, acabaria por ser a CAN de 1988. Já o segundo, onde o Zaire atingiria os quartos-de-final, seria a edição de 1992 do mesmo torneio.
Por altura da referida última participação na CAN, já Tueba tinha, há alguns anos, deixado o Benfica. No entanto, a paixão pelo país mantê-lo-ia por cá. E se, numa primeira fase, de 1988 a 1993, entre Vitória Futebol Clube, Tirsense, Farense e Gil Vicente, jogaria sempre na 1ª divisão, o resto da carreira, com mais de 10 anos em Portugal, fá-la-ia nos escalões inferiores dos nossos campeonatos.

Sem comentários: