212 - SABRY

Adquirido ao Tirol Innsbruck, andava o extremo há poucas semanas pela Grécia quando ao seu clube, o PAOK, calhou em sorteio, na 2ª ronda da Taça UEFA, o Benfica. A equipa de Sabry, numa eliminatória caricata, acabou por ficar para trás, mas o avançado, ao fazer um golo no Estádio da “Luz” e numa altura em que todos os jogadores que aí marcavam nas competições europeias eram contratados pelo emblema lisboeta, apareceu, logo na abertura do “mercado de Inverno”, de “Águia” ao peito.
Num conjunto que contava com Poborsky na direita, muitos, ao verem a equipa coxa na ala canhota, pensaram na chegada de Sabry como capaz de trazer algum equilíbrio ao ataque benfiquista. De início, a contratação ainda serviu para alimentar tal ilusão. É que, para além de um currículo onde pontuava a vitória na CAN de 1998, o atacante começou por deliciar o público com estonteantes fintas ou com livres-directos certeiros, como aquele marcado a Peter Schmeichel, aos 88 minutos do “derby” disputado em Alvalade e que, ao provocar a derrota do Sporting, adiaria os festejos do título leonino de 1999/00 para a derradeira jornada.
O pior veio depois! Já com José Mourinho a orientar o Benfica, a falta de concentração demonstrada em campo, que, para além de fazer o avançado perder muitos lances, o levava, demasiadas vezes, a ser apanhado em fora-de-jogo, fizeram o treinador português afastá-lo das suas opções. Para juntar a todas as falhas relatadas, episódios como o de Paços Ferreira, em que, como lembrou técnico, “demorou oito minutos a ajustar as caneleiras antes de entrar em campo”*, ditaram o seu fim na “Luz”.
Por Portugal andou mais uns anos, onde, por empréstimo das “Águias” e sem conseguir justificar o regresso à “casa-mãe”, ainda representou o Marítimo e o Estrela da Amadora. Já a carreira terminou-a a rondar os 36 anos, já de volta ao seu país, e onde, por razão de não ter cumprido o Serviço Militar Obrigatório, acabou “forçado” a representar o emblema do Exército, o modesto El Geish!
 
*retirado do artigo publicado em https://www.record.pt, a 11/11/2000

4 comentários:

Helder Carrilho disse...

Gosto e não gosto, este senhor impediu o SCP de festejar o título em 99/2000...e no seu estadio

(Publicado no Facebook a 29 de Janeiro de 2012)

cromosemcaderneta@gmail.com disse...

Foi só para dar mais "suspence" ao campeonato!!!

(Publicado no Facebook a 29 de Janeiro de 2012)

Helder Carrilho disse...

Sim, o Sporting fez a festa na ultima jornada com o Salgueiros... 0-4...já lá vão uns anos...

(Publicado no Facebook a 29 de Janeiro de 2012)

cromosemcaderneta@gmail.com disse...

Eu lembro-me disso... os Sportinguistas tinham os olhos em Paranhos e os ouvidos em Barcelos!!!

(Publicado no Facebook a 29 de Janeiro de 2012)