392 - KIROVSKI

Facilmente nos lembramos de um punhado de jogadores que, apesar da sua inquestionável qualidade, nunca tiveram grande sorte no caminho que traçaram. Já outros, apesar de mais discretos na hora de "jogar à bola", parecem ter conseguido estar no local certo à hora certa. Um desses casos é Jovan Kirovski.
Desde muito novo considerado como um dos jogadores mais promissores a nível planetário, o ainda adolescente, viu-se a caminho de Inglaterra como uma das apostas do Manchester United. Acabando a formação sob o olhar atento de Sir Alex Ferguson, a sua passagem para a equipa principal acabaria por nunca acontecer em concreto. Ainda assim, o jovem atacante começava, por essa altura, a ser uma das figuras habituais nas convocatórias da equipa nacional norte-americana. Em 1994, com 18 anos apenas, faz a sua estreia, e em 1996 é chamado para disputar os Jogos Olímpicos, realizados, nesse ano, na cidade de Atlanta.
Apesar de a sua estadia em Inglaterra ter ficado bem aquém do que dele era esperado, o Borussia Dortmund, uma das equipas mais fortes no panorama futebolístico em meados de 90, decide continuar a acreditar no seu potencial valor. Mais uma vez não sai da sombra de outros craques, como Karl-Heinz Riedle, Stéphane Chapuisat, Lars Ricken ou o português Paulo Sousa. No entanto, como já havíamos referido, o avançado parecia saber (ou teve apenas sorte) escolher as suas cores como ninguém... é que logo no ano da sua estreia pelos alemães, 1996/97, estes haveriam de se consagrar, e Kirovski também, como os vencedores da Liga dos Campeões.
Foi depois da sua inglória passagem pela Alemanha, onde ainda vestiu as cores do Fortuna Köln e onde ainda venceria uma Taça Intercontinental, que o Sporting, acabado de se sagrar campeão, acha que é a altura certa para reforçar o sector mais ofensivo com nomes de gabarito internacional... e Kirovski haveria de ser uma dessas escolhas!!! Novamente sem relevância desportiva no clube, o atleta americano acaba por ser, mais uma vez, abençoado na sua escolha. É que no final da temporada onde, entre equipa principal "Verde e Branca" e "BB", nem uma dezena de partidas disputaria, Kirovski pôde acrescentar ao seu currículo mais um troféu, desta feita a Supertaça portuguesa de 2000/01.
Os anos que se seguiram nada mais trouxeram de relevante à sua vida profissional. Finalmente, e já depois de regressar a Inglaterra, onde envergaria as cores de Cristal Palace e Birmingham, Kirovski volta ao seu país natal. Digo "finalmente", não por uma questão jocosa ou de cariz depreciativo, mas porque foi a partir desta altura que, por fim, o avançado conseguiria mostrar as suas tão esperadas capacidades.
Após representar equipas como os Colorado Rapids, São José Earthquakes e L.A. Galaxy, Jovan Kirovski, depois de nesta última ter "pendurado as chuteiras", faz, hoje em dia, parte do "staff" técnico do dito emblema californiano.

Sem comentários: