394 - SUAZO

Praticamente da mesma idade, David Suazo e o seu primo Maynor Suazo começariam em paralelo as suas carreiras de futebolista. Mas nesses tempos, em que ambos já jogavam num dos principais emblemas do seu país, o Olimpia, quem se destacava era Maynor. Por essa mesma razão, quando a selecção S-20 das Honduras assegurou a presença no Campeonato do Mundo de 1999 dessa mesma categoria, David não era, nem de perto nem de longe, um dos nomes cogitados para o torneio disputado na Nigéria. Foi, então, que o seu primo pediu a José Herrera, o seleccionador, para que observasse melhor as qualidades de David. Assim foi... e agradou de tal modo que embarcou para África com a braçadeira de capitão!
O Mundial, com três derrotas em três jogos, poderia não ter sido uma grande montra para os atletas hondurenhos. No entanto, David Suazo, já com o seu estilo portentoso bem vincado, marcaria metade dos golos obtidos pela sua equipa, o que seria suficiente para que Óscar Tabárez nele reparasse.
Por essa altura, o conceituado técnico uruguaio trabalhava na Serie A italiana. À frente dos destinos do Cagliari, não teve dúvida que o jovem avançado, que ali despontava à sua frente, era um valor seguro, se não para o presente, pelo menos para um futuro muito próximo. Levou-o consigo. E se a sua primeira época no “Calcio”, dentro do que são os resultados esperados para uma adaptação a um contexto completamente diferente, até foi fraca, a partir daí todo o cenário mudou. Temporada após temporada, o seu físico poderoso, a velocidade estonteante, técnica e a capacidade goleadora que ia mostrando, dar-lhe-iam, não só o epiteto de "Pantera", mas, acima de tudo, transformá-lo-iam num dos activos mais valorizados do clube e num dos atletas mais acarinhados pela massa adepta do emblema da Sardenha. Nas oito épocas que por lá ficou - entre 1999/00 e 2006/07 - vários foram os desafios superados e barreiras que conseguiria quebrar. Ultrapassaria o record de golos numa só temporada, deixando para trás a antiga estrela do clube, Gigi Riva; seria eleito como o melhor estrangeiro a actuar em Itália; e teria, ele próprio, o orgulho de envergar a braçadeira de capitão.
Com o crescer das suas exibições, viria a ambição de outros clubes em o ter no seu seio. Milan e Inter colocar-se-iam em boa posição no intento de o contratar... mas claro, entre rivais, nada melhor de que uma boa polémica para apimentar todo o processo. Primeiro foram os "Rossoneros" a anunciar oficialmente a sua contratação, com o Presidente do Cagliari a confirmar a transferência. Mas pelo que se sabia, dias antes, um acordo, pelo menos de forma apalavrada, tinha sido selado com os "Neroazzurri". O representante do atleta veicularia que não havia validade qualquer na suposta ligação com o Milan. Mas seria o avançado a pôr, definitivamente, um ponto final em toda esta confusão, quando veio a público dizer que mantinha o acordo com o Inter - "Prometi e não fugi ao acordo que tinha com eles”.
A sua passagem pela cidade de Milão, se à partida já não se adivinhava nada fácil, veio confirmar que a concorrência de craques como Ibrahimovic, Julio Cruz, Adriano ou Crespo, era forte demais, dando a Suazo poucas oportunidades para mostrar o seu valor.
Com o "Scudetto" no currículo, mas com o banco de suplentes como o melhor dos cenários para o seu futuro, o atacante decide mudar de ambiente e, por empréstimo, viajar até Portugal. Com a camisola do Benfica, com uma grave lesão pelo meio, a sua prestação também não foi a melhor. Mesmo assim, Suazo haveria de ter conseguir um lugar na história das "Águias", não tanto pela primeira Taça da Liga conquistada pelo clube (2008/09), mas porque foi dele a autoria do golo "Encarnados" 5000, no Campeonato.
O resto da sua carreira, à excepção da presença no Mundial 2010 na África do Sul, pautou-se, muito por culpa do agravamento de problemas a nível de um dos joelhos, por um crescendo declínio da sua, outrora invejável, condição física. Suazo, em Março deste ano (2013), acabaria, de forma muito emocionada, por anunciar o fim da sua vida desportiva - "Sinto-me muito agradecido por tudo aquilo que foi a minha carreira futebolística (...). Estou contente comigo mesmo, por tudo aquilo que consegui".

Sem comentários: