414 - NELINHO

Se há figura que pode ser associada aos melhores momentos da história do União da Madeira, então Nelinho é um deles... de certeza!!!
Formado nas escolas do clube sediado no Funchal, ele também nascido na capital madeirense, fez a sua estreia como sénior no Andorinha (sim, esse mesmo... o de Cristiano Ronaldo!!!). O seu regresso ao União, haveria de se fazer nas vésperas da estreia dos insulares no escalão maior do nosso futebol. Já na temporada seguinte, depois dessa vitória no Nacional da Segunda Divisão de 1988/89 e da respectiva promoção, Nelinho, também ele estreante nessas andanças de Primeira Divisão, começa a ganhar preponderância dentro do plantel. Logo à terceira jornada marca, frente ao Boavista, o seu primeiro golo; e com o entrar no último terço do campeonato, assume-se como um dos titulares. No entanto, a época da sua grande afirmação é a de 1990/91. Na lateral da defesa, Nelinho, sem ser um jogador com uma estatura muito surpreendente, mostra, à imagem de tantos outros craques, que o seu 1,70m não o impossibilitaria de mostrar as suas qualidades.
Raçudo, no que ao corte das ofensivas adversárias dizia respeito, e com uma propensão ofensiva que lhe permitia, pela ala dextra, ser um dos apoios atacantes da sua equipa, o defesa direito facilmente começou a mostrar-se como um dos portadores da alma do "União da Bola". Esse reconhecimento é inequívoco. E se mais não houvesse para fazer prova desse mesmo valor, os números de que se fazem a sua carreira, são o bastante demonstrativo do que aqui se tem dito. Assim, para além de mais de uma década a vestir a camisola amarela da equipa principal (onde estão incluídas todas as 5 temporadas na Primeira Divisão), o maior prémio que teve, como recompensa pela entrega demonstrada ao longo de todos esses anos, viria com vestir da braçadeira de capitão.
Depois de concluir a sua carreira futebolística, com passagens por outros emblemas da Madeira (Ribeira Brava e Estrela da Calheta), e de ter, na Universidade da Madeira, concluído uma licenciatura em Educação Física e Desporto, a ligação de Nelinho com o Clube Futebol União, tem sido feita com o assumir de novas funções, como é exemplo a de Director-Desportivo.
Relativamente ao futuro do antigo defesa, não se sabe. Contudo, ainda neste defeso, ouvimos o ex-técnico da equipa, Pedrag Jokanovic, a sugerir o seu nome para ocupar o cargo por ele deixado - "O Nelinho é uma pessoa que está há muito ligada ao clube e percebe muito de futebol. Se eu fosse presidente, era nele que apostava".

2 comentários:

Anónimo disse...

Esse golo do Nelinho no Bessa foi o 1º golo do CF União na 1ª divisão.

cromosemcaderneta@gmail.com disse...

Pois, é verdade. Depois da derrota por 1-0, frente ao Feirense, e do empate a zero com o Tirsense, esse golo no Estádio do Bessa, haveria de ser o primeiro do União na Primeira Divisão.