445 - VALIDO

Nem todos os jogadores profissionais podem orgulhar-se de um início de carreira tão glorioso quanto aquele que teve Valido. Ainda dava os primeiros passos no universo do futebol sénior, quando Carlos Queiroz o chamou para o Mundial s-20, em 1989. Representava, à altura, por empréstimo do Benfica, o Estoril-Praia. Mas nem o facto de apenas disputar aquele que é o segundo patamar do futebol nacional, o atemorizou para a demanda que se avizinhava. A verdade é que, aquando do torneio disputado na Arábia Saudita, o traquejo do antigo defesa central, neste tipo de certames, era já algum. Por exemplo, tinha estado presente, no ano anterior, no Europeu s-18. Aliás, foi nessa mesma categoria que Pedro Valido fez a sua estreia absoluta com a "camisola das quinas". Começo verdadeiramente auspicioso, ou não fosse o mesmo, nessa partida contra a Alemanha, brindado com um golo da sua autoria.
Então, o que foi feito de Valido? É certo que não conseguimos apontar-lhe os mesmos feitos que, doravante, muitos dos seus colegas campeões mundiais conseguiriam alcançar! As razões, se é que elas para aqui interessam, poderão ter sido tantas, quantas a especulação pode fabricar. Ainda assim, e para quem sempre esteve de fora, é fácil descortinar que a conjuntura desportiva que o Benfica apresentava, não era fácil para um jovem que actuava na sua posição. Falo apenas da concorrência que estrelas como Mozer ou Ricardo Gomes ofereciam; falo apenas das dificuldades que, nestas circunstâncias, um jovem tem em impor-se no "onze" inicial.
Apesar de tudo, e à sua maneira, Valido também soube talhar-se num craque. Fê-lo de uma sinceridade absoluta; fê-lo de uma franqueza que se espelhava na maneira apaixonada com que se entregava às suas missões. O resultado de tudo, de tudo o que quis ser, ficou marcado no seu percurso. "Modesto", dirão alguns; "distante daquilo que prometeu", dirão outros. Mas o que vos pergunto é: quantos são os que podem dizer que alicerçaram a maior parte da sua carreira na Primeira Divisão? Pois é... poucos!!!
A este nível, passou por diversos clubes nacionais. Destacou-se na equipa do Marítimo que, pela primeira vez na história dos insulares, conseguiu o apuramento para as provas organizadas pela UEFA. Envergou as cores do Feirense, Gil Vicente, Estrela da Amadora, Tirsense, Belenenses, Alverca. Não conquistou muitos títulos, é certo; não atingiu, também, o mediatismo de tantos outros da sua geração. No entanto, alcançou algo muito mais valioso do que troféus. Conseguiu, neste seu trajecto, ganhar a admiração de muitos que com ele privaram; conseguiu aquilo que apenas alguém com um caracter verdadeiramente vertical merece, isto é, o respeito dos seus pares. 
Por tudo isto, hoje em dia, é confiada a Valido uma outra grande missão: a de orientar jovens jogadores e, principalmente, a de formar homens num mundo tão ingrato quanto o do futebol. Valido é, actualmente, um dos treinadores das escolas do Benfica.

Sem comentários: