474 - OSVALDO SILVA

Sem descrédito para nenhum dos outros atletas, pode dizer-se que Osvaldo Silva foi, dentro de campo, o grande mestre da vitória da Taça dos Vencedores das Taças de 1964. Claro está que, por altura dessa vitoriosa campanha, já o médio brasileiro tinha uma bela carreira. Ora, essa mesma começou no seu país natal, o Brasil, onde no Pompeia FC começou a despontar. No entanto, seria já a representar o América Mineiro que Osvaldo Silva conheceria a pessoa que mudaria o rumo da sua vida. Falo do treinador Dorival Yustrich, o responsável pela sua vinda para Portugal e para o... FC Porto. Sim, foi para "Cidade Invicta" que o antigo interior veio jogar. Também aí, a sua excelente técnica individual, velocidade e visão de jogo, fizeram com que, facilmente, conseguisse impor-se dentro do plantel "Azul e Branco". Ajudou a vencer a Taça de Portugal em 1957/58 e o Campeonato Nacional do ano seguinte. Contudo, a sua relação com a direcção portista já se vinha deteriorando desde a sua temporada de estreia, e por razão do despedimento de Yustrich. Como Osvaldo Silva nunca havia escondido o seu descontentamento, pela forma como o seu compatriota havia sido trocado pelo húngaro Bella Guttmann, também acabaria por dispensado.
Não perdeu tempo e logo arranjou quem, ali bem perto, lhe abrisse as portas para que desse continuidade à sua vida de profissional. No Leixões, quase em modo de vingança, escreveria uma das páginas mais brilhantes do emblema de Matosinhos. O episódio, para quem ainda não adivinhou, refere-se à conquista da Taça de Portugal de 1960/61, onde o brasileiro marcaria um dos golos, na vitória por 2-0. Este marco, por si só e para um clube modesto como é o Leixões, já é algo de notável. Agora se a isto juntarmos o facto de a derradeira partida ter sido disputada frente ao FC Porto, e em pleno Estádio das Antas, então o caso toma contornos de história épica!!!
Foi já depois deste feito e ao fim de 3 temporadas a representar os "Homens do Mar", que Osvaldo Silva ruma a Lisboa. O destino era o Sporting e mais uma vez Osvaldo Silva parecia carregar com ele a essência do sucesso. Depois da conquista da Taça de Portugal de 1962/63, segue-se, então, a famosa campanha europeia que terminaria na Bélgica, com a consagração dos "Leões". Mas se estes últimos desafios (final e finalíssima), pelo desfecho que tiveram, serão sempre tidos como inolvidáveis, também houve outros, principalmente para o médio leonino, que mereceram o devido destaque. O primeiro desses jogos foi o 5-0 sobre o Manchester United, onde, depois da derrota por 4-1 em Inglaterra, 3 golos de Osvaldo Silva acabariam por dar o mote para a reviravolta na eliminatória. A outra partida seria o desempate das meias-finais frente ao Lyon, onde mais um tento de médio brasileiro carimbaria em definitivo a passagem para a último estágio da competição.
Com mais um Campeonato no seu currículo, o de 1965/66, Osvaldo Silva deixa o Sporting nesse mesmo final de época. Ruma ao Olhanense, e na temporada seguinte para o Ac. Viseu, acabando, em ambos os clubes, por acumular as funções de jogador e treinador. Também como técnico, a antiga estrela do futebol leonino haveria de regressar a Alvalade, onde trabalharia na formação de novos craques, no auxílio de outros treinadores como Di Stefano, ou mesmo ao leme do plantel principal.

Sem comentários: