545 - FILÓ

Formado nas escolas do Sporting de Espinho, seria também no dito clube que Filó, corria a temporada de 1989/90, faria a transição para a categoria principal. Como é normal em jovens jogadores, os primeiros anos com os seniores acabariam por ser os da adaptação a uma nova realidade competitiva. Poucas vezes chamado a jogo durante essa fase, o jovem defesa acabaria por, durante duas épocas, ganhar experiência ao serviço do Fiães.
Depois do traquejo conseguido nos campos da 3ª Divisão, o seu regresso à "casa mãe" aconteceria numa fase ascendente para o Sporting de Espinho. A militar na Divisão de Honra, mas sempre com os olhos postos no patamar acima, os "Tigres" lá iam tentando acercar-se dos lugares cimeiros da tabela classificativa. A tão almejada promoção, numa altura em que Filó já era um dos nomes recorrentes na lista de convocados, aconteceria terminada a temporada 1995/96. Na época que sucederia, Filó continuaria a ser uma das peças fundamentais na manobra da sua equipa. Contudo, e apesar das exibições convincentes do atleta, o conjunto da Costa Verde claudicaria perante uma concorrência mais forte, não conseguindo evitar nova queda no segundo escalão.
Depois desta primeira experiência, e apesar de grande parte da sua vida como desportista estar ligada ao Sporting de Espinho, seria por outro emblema que, alguns anos passados , Filó voltaria aos palcos maiores do futebol português. Com as cores do Paços de Ferreira, já depois de uma passagem pelo Penafiel, o defesa (que também podia jogar a médio defensivo) acrescenta mais três épocas (2001/02; 2002/03; 2003/04) ao seu currículo primodivisionário. Pelos "Castores", a intermitência com que ia aparecendo em campo, nunca lhe permitiria atingir um patamar de importância tão vincado, quando, anteriormente já havia conseguido.
Seria já depois de terminado este capítulo, e numa altura que já tinha passado a casa dos 30 anos de idade, que Filó regressa ao clube que o lançara para o futebol. De volta ao Sporting de Espinho, sob aquele princípio de que "um bom filho a casa volta", Filó percorre os derradeiros passos da sua vida profissional dentro das quatro linhas.
Foi logo a seguir a essas duas últimas temporadas que, sem abandonar a modalidade que sempre o apaixonou, Filó decidiu seguir um novo rumo. Como treinador daria início à sua actividade no Lousada. De seguida, depois de comandar equipas como o Fiães, Paredes e Aliados Lordelo, deu-se novo regresso ao Estádio Comendador Manuel Violas. A passagem pelo "banco" do Sporting de Espinho acabaria, resultado das boas exibições da equipa, por dar alguma notoriedade ao antigo jogador dos "Tigres". No entanto, e apesar da boa prestação, a sua saída do clube, a meio da segunda temporada, haveria de ficar envolta em alguma polémica. Apesar da controvérsia, a verdade é que o convite da Naval 1º de Maio, com entrada directa para os campeonatos profissionais, era bom de mais para ser recusado. Depois de se consolidar neste escalão, e já neste novo ano (2014/15), Filó, ao leme do Freamunde, tem tudo para ser a grande surpresa da Liga II. Para já segue no topo da tabela e, quiçá, para o ano fará a sua estreia enquanto técnico, no principal patamar do nosso futebol.

Sem comentários: