633 - VALDEMAR

Tendo feito a primeira parte da sua carreira no Fafe, aliás, onde terminaria a formação como jogador, Valdemar haveria de fazer a sua estreia na 1ª divisão, ao serviço do Varzim.
Ora, depois de, na época de 1975/76, ter subido ao plantel sénior da colectividade minhota, as 5 temporadas que se seguiriam, acabariam por consolidar Valdemar como futebolista. Apesar de construído na 2ª divisão, o percurso feito pelo avançado não o deixaria na sombra de outros jogadores. Tanto assim é que, do escalão máximo em Portugal, começa a despertar alguma cobiça.
Quem, no defeso de 1980, acaba por dar aval à sua contratação, seria o antigo internacional português e capitão do Sporting, José Carlos. Sem ser, logo de início, uma das escolhas incontornáveis no “onze” varzinista, a evolução que ia apresentando agoirava bons momentos.
Sendo a velocidade a sua principal arma dentro de campo, o atacante, na segunda temporada com os da Póvoa, começa a ganhar preponderância no seio do plantel. A despromoção do Varzim no final da temporada de 1980/81, e a saída de alguns dos seus companheiros do sector ofensivo, abrir-lhe-iam, em boa hora, as portas da titularidade. Apesar de, em termos de números, essa época passada na 2ª divisão ter sido uma das mais prolíferas da sua carreira, um dos maiores destaques da sua vida como profissional chegaria com o regresso ao convívio dos “grandes”. Tendo como treinador José Torres, à 7ª jornada do Campeonato, os “Lobos do Mar” preparavam-se para receber no seu estádio o campeão em título. Mais do que favorito, o Sporting apresentar-se-ia em campo com uma equipa recheada de estrelas. Contudo, no meio de Jordão, Manuel Fernandes ou António Oliveira, o nome que, naquela tarde de Outubro, mais brilharia seria o de Valdemar. Com dois golos da sua autoria, contra um de Lito, o atacante acabaria por ser o principal responsável por uma das mais memoráveis vitórias na história do Varzim. A prova é que, ainda hoje, é recordado por essa brilhante exibição.
Depois de 5 temporadas ao serviço do Varzim e mais uma com as cores do Paredes, Valdemar decide-se por encerrar a seu trajecto como futebolista. Todavia, e tendo sido um aluno exemplar, o antigo avançado sabia que a vida não se esgotaria com a sua saída dos relvados. Licenciado em Biologia, Valdemar é, nos tempos que correm, um estimado professor do Ensino Secundário.

1 comentário:

apostar betclic disse...

Podia ter sido um jogador com muito mais destaque! Era um bom jogador, O Valdemar!