779 - SÉRGIO CRUZ

Oriundo das “escolas” do FC Porto, e com passagens pelas selecções jovens do nosso país, Sérgio Cruz chegaria a posicionar-se como uma das grandes promessas do futebol português. Contudo, e na altura da passagem ao escalão sénior, aquele que se projectava como o seu curso normal, sofreria um pequeno desvio. Por culpa de nomes como Celso, Lima Pereira ou Eurico, centrais que em meados dos anos 80 jogavam de “Azul e Branco”, o jovem defesa acabaria por não conseguir um lugar no grupo de trabalho portista.
Para dar continuidade à sua progressão, a opção encontrada foi a passagem por emblemas mais modestos. Nesse sentido, Sporting de Espinho, Lusitânia de Lourosa e União de Lamas, seriam os clubes que se seguiriam. Passados esses primeiros anos, e sem ainda ter conseguido mostrar as suas qualidades no patamar principal, o ingresso no Paços de Ferreira iria mudar o seu percurso profissional. Tendo como treinador Vítor Oliveira, os da “Capital dos Móveis” acabariam por vencer a edição de estreia do Campeonato da Divisão de Honra. Tal feito, levá-los-ia a subir de escalão e, na temporada de 1991/92, Sérgio Cruz chegaria ao convívio com os “grandes”.
Como um defesa implacável, de postura rija e intrépida, o central começou a conquistar o respeito de colegas e adversários. Tanto no Paços de Ferreira, como no Gil Vicente ou, já mais tarde, com as cores da Académica de Coimbra, Sérgio Cruz cimentar-se-ia como um jogador de valor e cariz primodivisionário. As 8 temporadas que, entre 1991 e 1999, passaria no nosso maior escalão, acabariam por provar aquilo que acabo de dizer. Quase sempre como titular, o central conseguiria, nas equipas em que jogou, tornar-se numa peça fundamental. A importância que foi conquistando, daria um enorme impulso ao seu nome. Nesse evoluir, o atleta tornar-se-ia num dos melhores a jogar na sua posição. Ainda assim, houve algo que não conseguiu e isso foi o regresso a um dos “3 grandes”.
Já depois de uma derradeira época ao serviço do União de Coimbra, e tendo aproveitado o tempo na “Cidade dos Estudantes” para completar o seu percurso académico, Sérgio Cruz deixaria os relvados para passar aos “bastidores“. Como preparador físico, o antigo futebolista deu início a novas tarefas na modalidade. Tendo assumido funções em diversos emblemas e, também, em diferentes países, já conta com passagens por Sporting, Cluj (Roménia), Hearts (Escócia), APOEL (Chipre), entre outros clubes nacionais.

1 comentário:

Unknown disse...

Nunca consegui passar por ele nas jogatanas que faziamos na rua.