837 - NUNO DAMAS

Não sendo um atleta muito conhecido do público, a verdade é que Nuno Damas chegou a vestir a camisola de dois dos “grandes” de Portugal. O primeiro desses emblemas seria o Sporting, onde, no início dos anos 80, terminaria a sua formação. Seguir-se-ia no seu percurso, por falta de espaço em Alvalade, o Juventude de Évora. A mudança para o Alentejo, ainda que a disputar a 2ª divisão, dar-lhe-ia a oportunidade de fazer a estreia no patamar sénior. Infelizmente para o jogador, que até já tinha sido internacional s-16, pouco mais resultaria dessa experiência. Durante os anos seguintes, com passagens por Ginásio de Alcobaça e Torreense, o defesa manter-se-ia pelos patamares secundários.
Curiosamente, e depois dessa passagem pela colectividade de Torres Vedras, é noutro “grande” que Nuno Damas volta a ter uma chance no escalão máximo nacional. Após uma boa temporada na lateral direita do emblema do Oeste, o Benfica decide contratá-lo. Com Veloso como titular, as oportunidades que o jogador haveria de ter seriam poucas. Ebbe Skovdhal haveria de o usar no meio-campo. Posteriormente à estreia frente ao Vitória de Setúbal, e mesmo com a saída do treinador dinamarquês, Nuno Damas manter-se-ia como uma segunda escolha. Já com Toni ao comando dos “encarnados”, o atleta faria o seu derradeiro jogo de “Águia” ao peito.
Com a saída da “Luz” no Verão de 1988, Nuno Damas ver-se-ia afastado do escalão principal por 3 anos. O regresso seria com as cores daquele que acabaria por tornar-se no emblema mais representativo do seu percurso profissional. De volta também ao Torreense, depois de uma curta passagem pelo Varzim, o defesa consegue para o seu palmarés mais uma temporada na 1ª divisão. Mesmo com a despromoção do clube no final dessa campanha de 1991/92, a ligação manter-se-ia por mais uma época, ao fim da qual o jogador começaria um périplo por diferentes clubes nos escalões secundários. Nacional da Madeira, Peniche e Rio Maior fariam também parte dessa caminhada que, em 1999, conheceria o seu final em nova passagem pelo Ginásio de Alcobaça.

Sem comentários: