944 - RONALDO

Contratado ao Botafogo da Bahia, Ronaldo chegaria ao FC Porto rotulado como avançado. Porém, nessa temporada de 1969/70, talvez pela instabilidade causada pela mudança de treinadores, poucas oportunidades teria para mostrar as suas qualidades. As escassas partidas disputadas nessa época de estreia em Portugal, levariam a que os responsáveis técnicos portistas, liderados pela estrela escocesa Tommy Docherty, tomassem a decisão de ceder o atleta ao Boavista. A campanha passada no Estádio do Bessa, tal como a de regresso às Antas, seriam, em abono da verdade, uma nova desilusão. Sem mostrar a tão apregoada “veia goleadora”, o futebolista não conseguiria ser mais do que uma solução secundária.
É então que algo muda radicalmente a sua carreira. Já com Fernando Riera, mas, principalmente com a contratação de Béla Guttmann, o suposto atacante passa a jogar bastante mais recuado no terreno de jogo. Adaptado a defesa central, a mudança táctica rapidamente daria razão aos dois técnicos. A alteração levaria a que o atleta, logo na temporada de 1973/74, tomasse para si um lugar no “onze” inicial do FC Porto. No que aconteceu daí em diante, existem momentos de inteira sombra. Sem ter conseguido encontrar qualquer informação sobre o seu paradeiro na campanha de 1974/75 (talvez tenha estado lesionado!) a verdade é que o brasileiro volta a reaparecer em 1975/76.
Ainda de “Azul e Branco”, Ronaldo volta a perder a preponderância conquistada sob a alçada do já referido treinador húngaro. À procura de mais oportunidades para jogar, o atleta acabaria mesmo por ser transferido. Ao serviço do Sporting de Braga, e logo na época da sua chegada, o defesa abeira-se de conquistar o primeiro troféu em Portugal. Consigo a titular, o conjunto minhoto chega à derradeira partida da edição de 1976/77 da Taça de Portugal. No entanto, 1 golo de Fernando Gomes, seu antigo colega no FC Porto, acabaria por desviar o título para as Antas. Mesmo assim, não tardou muito até que o seu currículo ficasse mais colorido. Ainda durante essa temporada, os bracarenses voltam a chegar a uma final. A prova seria a Taça Federação Portuguesa de Futebol. Com a decisão a ser disputada frente ao Estoril-Praia, dessa feita a sorte sorriria aos minhotos.
No total que foram as 4 temporadas ao serviço do Sporting de Braga, pode dizer-se que a importância desportiva de Ronaldo foi maior do que no resto do tempo despendido em Portugal. Tendo conseguido assumir a titularidade em 3 delas, só na última, a que anteciparia a sua partida, é que o defesa passaria para segundo plano. Também em termos de popularidade, aquela que conquistou no Minho, só seria ultrapassada pela granjeada na sua terra natal. Ainda em 2017, por altura da reinauguração de um complexo desportivo, Ronaldo seria homenageado pela Prefeitura Municipal de Ituaçu.

Sem comentários: