945 - JANOVIC

A habilidade para o desporto haveria de despontar em Zeljko Janovic era ele muito novo. Por essa razão, ainda no tempo de escola, seria nas actividades físicas que mais conseguiria destacar-se. As competições escolares e os jogos organizados nesse mesmo contexto, acabariam por servir de trampolim para uma carreira profissional no futebol. Quem haveria de descobri-lo nos torneios disputados entre alunos, seria um dos emblemas mais representativos da sua cidade natal. Nesse sentido, o convite do Buducnost Titograd (actual Podgorica) seria o primeiro passo para uma longa caminhada como ponta-de-lança.
Com a entrada nas camadas jovens do novo clube, Janovic teria o prazer de conseguir sagrar-se campeão nacional da antiga Jugoslávia. Alguns anos mais tarde, a transição para o patamar sénior também seria acompanhada por alguns sucessos. A sua equipa, a disputar o escalão máximo da antiga Jugoslávia, seria uma enorme montra. A juntar a esse factor, e no que ao plano pessoal diz respeito, as exibições do jovem jogador fá-lo-iam destacar-se de forma excepcional. O resultado não demoraria muito tempo a aparecer e dois dos mais representativos emblemas daquele país acabariam por ir no seu encalço.
Ao contrário do que haveriam de fazer dois dos seus mais famosos colegas de balneário, Predrag Mijatovic e Dejan Savicevic, o atacante acabaria por nunca aceitar os convites recebidos – “Quando o meu primeiro contrato terminou, recebi propostas do Estrela Vermelha de Belgrado (…) e do Dínamo de Zagreb (…). Eu não aproveitei a oportunidade por causa do amor ao clube. Essa decisão, imatura, provavelmente afectou o curso da minha carreira que, em clubes grandes, seria certamente diferente”*. A decisão de manter a ligação ao Buducnost Titograd prolongar-se-ia, só no escalão sénior, por quase uma década. Tendo iniciado essa etapa na temporada de 1981/82, só em 1990 é que o avançado decidiria aventurar-se por outras paragens.
Com o antigo “Bloco de Leste” a mostrar uma maior abertura à saída dos seus atletas, Janovic parte para Espanha. No auge das suas capacidades físicas e desportivas é no Salamanca que o ponta-de-lança acabaria por encontrar uma oportunidade. Ainda que a disputar os patamares secundários espanhóis, o rumo escolhido daria um novo ímpeto à sua carreira. O entusiasmo tirado dessa sua primeira experiência no estrangeiro, levá-lo-ia a tentar novas ligas. Já depois de um par de campanhas passadas com as cores dos franceses do Istres, o atacante acabaria por escrever os derradeiros capítulos da sua caminhada desportiva em Portugal. Penafiel, Gil Vicente e Moreirense seriam, nas suas 3 últimas temporadas, os emblemas por si representados. Destaque para o conjunto de Barcelos e a passagem do atleta pelo principal escalão “luso”.
Depois de ter decidido retirar-se dos relvados, Janovic passaria a dedicar-se ao sindicalismo. Na defesa dos interesses dos atletas do Montenegro, o antigo jogador seria um dos fundadores do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol daquele país. Com provas dadas nessas funções, o ex-avançado continua, desde a sua criação, como o Presidente da referida entidade.

*adaptado da entrevista publicada em www.mozzartsport.com, a 22.02.2019

Sem comentários: