18 - BOA MORTE

Por ventura, nunca atingirá a importância de Pauleta na história do futebol português de selecções. Porém, este extremo, à imagem do avançado açoriano, é outro atleta que nunca jogou na nossa 1ª divisão.
Apesar das várias chamadas à selecção principal e da presença na fase final do Mundial de 2006, até hoje, Luís Boa Morte nunca teve a chance de representar um clube no patamar máximo português.
No Sporting, emblema que o formou, talvez a urgência em encaixar algum dinheiro tenha precipitado a sua precoce transferência. Talvez a sua ida, em 1997, para o Arsenal, servisse para, financeiramente, compensar as demasiadas, faustosas e disparatadas contratações. O resultado vem no registo sénior do jogador. Em Portugal conta apenas com uma passagem pela 3ª divisão, e pelo, à altura, “satélite” leonino, o Lourinhanense.
Desnecessário será dizer que foi em Inglaterra que Boa Morte conseguiu revelar-se. Primeiro jogaria serviço do Arsenal, onde ganhou os seus únicos títulos - 1 Liga e 1 FA Cup. Depois, viria o Southampton. No entanto, seria nos 7 anos ao serviço do Fulham, para onde foi em 2000, que Boa Morte começou a ser retratado como jogador de qualidade e figura de peso da "Premier League".
Em 2007 mudou-se para o West Ham, clube que ainda representa. Este ano, prova da confiança depositada no jogador, o seu contrato foi renovado por mais 2 épocas.

Sem comentários: