23- BIKEY

Nisto de reparar em jogadores, é certo que a responsabilidade da maioria dos adeptos no papel de “olheiro”, incluindo a minha militância, acaba quando termina mais uma virtual sessão de um qualquer jogo. Quanto ao futebol real, tal tarefa deveria ficar ao encargo dos verdadeiros agentes. E perguntam vocês! Para quê esta introdução? Para falarmos de Bikey!
Internacional camaronês e com um percurso já consolidado no futebol inglês, talvez haja quem nele tenha ouvido falar. No entanto, e verdade seja dita, das passagem de Bikey por Marco, Paços de Ferreira, União de Leiria e Desportivo das Aves, poucos devem ter alguma lembrança.
Voltando um pouco atrás, o começo da carreira profissional do polivalente jogador remonta à época de 2001/02, quando, com apenas 16 anos, surge no Espanyol. Logo de seguida viajou para Portugal…
Se com tão tenra idade, conseguiu atingir tão alto patamar, tal indicador deveria ser suficiente para ter como certeza o seu futuro. Contudo, e quase como uma norma, esse potencial, quando tão cedo revelado, tem de ser protegido das fragilidades do espírito. Parece-me a mim que tal profilaxia, reflexo "da sociedade de consumo imediato" (Chiclete, Táxi), nem sempre é posta em prática. Perde-se o jogador e, tantas vezes, o Homem. Ainda bem que assim não foi!
Em 2006, e após a sua passagem pela Rússia, onde jogou pelo Shinnik e Lokomotiv de Moscovo, Bikey assinou pelo Reading. Actualmente com 25 anos e a jogar no Burnley, este atleta tem ainda muito tempo de bola pela frente... talvez regresse a Portugal!

Sem comentários: