21 - FIGUEIREDO

Ter um bom "padrinho" dá sempre jeito. O de Figueiredo não deve ter pago, bons jantares, a quem poderia tê-lo posto a correr pelas folhas dos jornais! Ora, um pouco mais que os outros, teve que correr, mas pelo campo! O resultado desse esforço foi a estreia, a sério, na primeira divisão, apenas aos 27 anos. E digo a sério, pois a suposta experiência no Belenenses de 1992/93 e 9194/95 resultou em zero jogos. Assim, é de 1999, já ao serviço do Santa Clara, o seu primeiro registo no escalão maior do futebol português.
A realidade é que se analisarmos os números da carreira de Figueiredo, estes dão-nos muito pouco. Apenas mais uma passagem pela primeira divisão, em 2001/02, igualmente ao serviço do Santa Clara; passagens por clubes mais modestos – União de Tomar; Camacha; Lusitânia; Varzim; Olivais e Moscavide – e em divisões secundárias, e umas fugazes passagens pelo Campeonato sueco (Osters) e pelo Campeonato romeno (FC Ceahlaul). Porém, a verdade é que a tecnocracia tem muitos defeitos, e um deles é não deixar ver o belo nas coisas. E digo-vos, sempre foi um prazer enorme ver jogar este grande “nº10”. E digo-vos mais. Figueiredo só não foi reconhecido como um “grande”, porque nas "coisas da bola" há muita gente distraída.
Nisto de justiça, fez-se alguma quando, na Alemanha, acompanhando a primeira participação de Angola, marcou presença no Mundial de 2006.
Joga actualmente, no “Girabola”, a representar o Recreativo do Libolo.

Sem comentários: