62 - IAN WRIGHT

Poucos acreditaram que um tal jovem londrino de aspecto franzino, conseguisse tornar-se numa das maiores figuras do futebol inglês dos anos 80 e 90. A dado ponto, até Ian Wright, apesar da paixão que nutria pelo jogo, concluiria que o melhor seria desistir do sonho de construir uma carreira profissional. Com a sua decisão, acabaria por abraçar a vida de estucador, mantendo-se, ainda assim, como praticante amador.
Seria, já com 22 anos, e a jogar no Dulwich Hamlet FC, que viria a ser descoberto por um “olheiro” do Crystal Palace. Depois de prestar provas, e ao contrário do que até ali tinha acontecido consigo, o ponta-de-lança conseguiria conquistar um lugar na equipa de Selhurst Park. Rapidamente passaria a ser visto como uma referência do ataque e uma das estrelas do conjunto.
Já tinha encetado a sua sétima época no clube do Sul de Londres, quando uma proposta do Arsenal fá-lo-ia mudar de emblema. Com 5 golos já marcados pelo Crystal Palace, Ian Wright haveria de juntar mais 24 golos ao serviço dos “Gunners”. Ora, tantos remates certeiros consagrá-lo-iam, nessa temporada de 1991/92, como o Melhor Marcador do patamar máximo inglês.
A nível individual nunca mais alcançaria tais números. Já colectivamente, e ao serviço do Arsenal, para além da Taça dos Vencedores das Taças de 1994, ainda conquistaria 1 Premier League, 2 FA Cups e 1 League Cup. Já na fase final da sua carreira, representaria ainda o West Ham, o Nottingham Forest, o Celtic, terminando a sua carreira, aos 37 anos, no Burnley.
Actualmente trabalha em televisão e rádio, como anfitrião de programas desportivos.

Sem comentários: