81- FIGO

Pertence à segunda leva da "Geração de Ouro" do futebol português. Luís Figo fez parte do grupo que, em 1991, conseguiu, no calor da cidade de Lisboa, sagrar-se Campeão do Mundo de sub-20. Foi nessa tarde quente de Junho, que o universo do futebol confirmou o extremo como um atleta de cheio de qualidades e com uma enorme vontade de vencer.
Por altura da vitória no Campeonato do Mundo realizado em Portugal, já tinham passado 2 anos sobre a estreia sénior, daquele miúdo que, um dia, chegou do "Pastilhas" da Cova da Piedade para o Sporting. Foi em 1989 que Figo vestiu pela primeira vez a principal camisola leonina. Pouco venceu enquanto o fez. E apesar de, apenas, ter ganho 1 Taça de Portugal e 1 Supertaça, conseguiu que os grandes emblemas da Europa não tirassem o olho de cima si. Começaram a surgir os convites, cada um mais proveitoso que o outro, e foi nessa euforia que o jovem atleta, talvez mal aconselhado, assinou, em simultâneo, pelo Parma e pela Juventus. Como consequência, ambos os contractos foram revogados e, como castigo, o atacante viu-se impedido de jogar em Itália por 2 anos.
A situação da transferência ficou resolvida após uma proposta do FC Barcelona. A ligação ao novo clube pôs fim a 6 anos de “Leão” ao peito e iniciou um ciclo de 5 épocas na capital da Catalunha. Aqui começou a acostumar-se aos troféus. Ganhou, entre outras coisas, 2 Campeonatos, 1 Supertaça Europeia e, ainda sob a égide de Sir Bobby Robson, que já tinha treinado Figo no Sporting, 1 Taça das Taças.
Já era considerado um “Rei” em Barcelona, quando, no Verão de 2000, o Real Madrid acciona a cláusula de rescisão e por cerca de €60 milhões contrata-o. O reboliço foi enorme, reacendendo-se a cada visita do português a Camp Nou. Ora com cartazes de inscrições pejorativas, em que "pesetero" era a mais suave das ofensas; ora nos objectos arremessados para dentro campo, como a “famosa” cabeça de porco, Figo teve sempre asseguradas as "boas-vindas"! Polémicas à parte, foi em Madrid que Figo viveu a sua melhor temporada. A nível colectivo, ganhou mais 2 “La Ligas”, mais 2 Supertaças espanholas, venceu a Liga dos Campeões, a Supertaça Europeia e o Mundial de Clubes. Já em termos individuais, para além do "Ballon d'Or" da "France Football", conseguiu ser o primeiro futebolista português a vencer o prémio de Melhor Jogador do Mundo da FIFA.
Já com 33 anos e findo o contrato com o clube madrileno, Figo assinou pelo Inter. Mais uma vez o sucesso perseguiu-o e, entre os vários títulos conquistados, destacam-se os 4 “scudettos” ganhos, que corresponderam às 4 épocas em que o internacional português jogou em Itália.
Em 2009 terminaram 20 anos de uma carreira em que, com ele, todos nós corremos a sua ala direita. Todos nós, nem que durante um instante fosse, corremos naquele crescer de esperança que acompanhavam as suas avançadas. E tal como os versos que se seguem, oferecidos a Figo por Manuel Alegre, as suas jogadas eram feitas de poesia!

"Pelos campos do mundo senha e signo
ele não desiste e nunca repete
e em cada rua é um menino
de camisola número sete.
Pelos campos do mundo seu nome é quem nos diz
ele corre e finta e dribla e com seus pés
pelos campos do mundo escreve o seu destino.
Por isso diz-se Figo e é um país
com ele o sonho é português."

1 comentário:

raf disse...

wonderful blog
if you wanna make some trade i search many from portugal like the 3 portugueses big

https://picasaweb.google.com/105760424090031241696/Eusebio

https://picasaweb.google.com/105760424090031241696/LuisFigo

https://picasaweb.google.com/105760424090031241696/CristianoRonaldo