105 - GIL BAIANO

Não conseguiu atingir a mesma quantidade de emblemas que o "cromo" anterior, mas 9 clubes na carreira não é nada mau! Bem, seria realmente um número a destacar, não fosse esse tipo de registo sinónimo de alguma mediocridade e o reflexo de muitas dispensas.
Voltando a Gil Baiano, é impossível dizer que sua carreira foi espectacular. Admirável, acabou também por ser o atrevimento das suas declarações, aquando da sua chegada a Lisboa. Em 1996, o lateral-direito apresentou-se como um “pé quente” e relembrou os troféus ganhos pelos emblemas anteriores. Não sendo de todo mentira, o que aconteceu no Sporting acabou bem longe de qualquer triunfo pessoal ou colectivo.
Claro que a sua carreira teve êxitos! Um deles, foi a convocatória à selecção brasileira. Porém, a primeira chamada conseguidas pelo defesa, nasceu de um episódio, um tanto ou quanto, caricato. Em 1991, Falcão, o seleccionador da altura, lembrou-se de não listar jogadores que representassem emblemas estrangeiros. Dessa decisão surgiu a oportunidade para o lateral que, desse modo, atingiu a meia dúzia de internacionalizações.
 Gil Baiano também ganhou um “Brasileirão” ao serviço do Palmeiras e vários “estaduais”. No entanto, a imagem que deixou em Portugal, principalmente na memória dos adeptos leoninos, foi a de um jogador sem "chama", a de um jogador lento que demorava a atacar e mais atrasado chegava na hora de defender!

Sem comentários: