107 - BUKOVAC

Quando começou a "importação" de jogadores vindos de leste, Bukovac foi um dos primeiros a chegar a Portugal. Preparava o Sporting a época de 1982/83 e a saída de Inácio para o FC Porto exigia uma resposta célere. A solução encontrada foi o defesa búlgaro (ou sérvio?)*. Porém, a escolha revelar-se-ia pouco, ou nada, acertada e o lateral-esquerdo fez poucos jogos pelo emblema leonino.
Não sei se deixou grandes saudades. Por outro lado, Bukovac deu início a um exercício que ainda perdurou durante alguns anos. Agradeceu o União da Madeira que, na sua entrada para a 1ª divisão, elevou o casamento de jogadores estrangeiros com mulheres portuguesas, a uma prática recorrente.
Após 1 época em Alvalade, o defesa canhoto acabou por tentar a sua sorte no Farense. Com resultados mais consistentes, jogou ainda no Estoril Praia e, salvo confusão da minha memória, vestiu também a camisola do Portimonense. Terminada a sua carreira de jogador, continuou ligado ao meio como empresário. Surpreendentemente, em 2009 surgiu como o elemento a ocupar o lugar de Director Desportivo, na lista do candidato à presidência do Sporting, Paulo Cristóvão.
Mantém-se por Portugal, agora mais ligado ao golfe... Resta saber se ainda é casado com a mesma senhora!

*ver comentários

3 comentários:

Vtitor Ferreira disse...

o bucovak era jugoslavo

cromosemcaderneta@gmail.com disse...

Tenho, na realidade, encontrado muita controvérsia no que à nacionalidade do senhor diz respeito! Mas tento encontrado, por diversas vezes, referências que me parecem mais fidedignas, optei pela búlgara!!! Deixo-lhe aqui o link de uma dessas referências: http://www.ionline.pt/conteudo/6618-paulo-cristovao-quer-luso-bulgaro-dusan-bukovac-director-desportivo

Anónimo disse...

É jugoslavo (sérvio) fontes fiáveis pode confiar Ahaha Obrigado pelo post