114 - PALATSI

Produto das escolas do Montpellier, Palatsi passaria grande parte dos anos a seguir ao da subida à equipa principal, emprestado a equipas pequenas. Talvez por constatar que a carreira estava a fugir-lhe das mãos, aceitaria uma proposta para, em Portugal, calçar as luvas do Beira-Mar. Começaria aí uma história feita de momentos, ou melhor, de golos únicos! Pela equipa de Aveiro haveria de atingir algo que poucos na sua posição, ou nenhum, conseguiram até hoje, isto é, marcar golos em dois jogos consecutivos! As vítimas da sua afinada pontaria seriam o Sporting de Braga e a União de Leiria. O método utilizado, duas exímias marcações de “penalty”.
O seu 3º golo, um longo pontapé de baliza a baliza, apareceria alguns anos depois e já o guardião francês tinha sido transferido para o Minho. Representava por essa altura o Vitória de Guimarães e tal só seria possível, segundo piada do próprio, pois o Guarda-Redes do Moreirense, "O Ricardo, aquele da selecção angolana no Mundial-2006, foi traído pelo meu remate colocado"*.
Mas há coincidências engraçadas e a casualidade na carreira do guardião acabaria por ser um golo sofrido. Passadas algumas épocas, representava por essa altura a equipa de Moreira de Cónegos, e, mais uma vez de baliza a baliza, seria a vez de Palatsi sofrer um golo. O autor? Outro guarda-redes e também de nome Ricardo!
 
*acrescentado ao “post” original e retirado do artigo de Rui Miguel Tovar, publicado em https://observador.pt, a 28/10/2016

Sem comentários: